AEG: Recuperação de aprendizagens na nova normalidade
23 / out / 2020
Este é um exemplo singelo, no contexto da aprendizagem de uma língua estrangeira, de uma tentativa de aliar a continuidade da normalidade da prática letiva à reflexão sobre o incontornável da uma realidade inusitada que se impõe: um exercício que tenta explorar um conteúdo gramatical em prol de aprendizagens sociais e emocionais e do revisitar de competências digitais. Nas turmas 2 e 3 do nono ano, na disciplina de Inglês, o “pontapé de entrada” foi dado com o convite à reflexão sobre este regresso à escola atípico, na senda do final do ano letivo transato igualmente atípico. Este exercício centrou-se na visualização do vídeo Life (https://youtu.be/mWZ6b_I-Djg) e numa rotina de “pensamento visível” See-Think-Wonder (Vê, Pensa e Questiona-te). Pretendeu-se levar os alunos a pensar individualmente e em grande grupo no caminho a ser feito neste regresso, nos eventuais riscos das rotinas diárias e na consciencialização do papel de cada um para critica e proactivamente contribuir um resultado positivo e o bem-estar pessoal e coletivo. O produto desta tarefa permitiu concomitantemente sistematizar a aprendizagem do conteúdo gramatical em apreço: alguns dos verbos auxiliares modais. Procurou-se promover a ativação e reforço das competências digitais associadas às funcionalidades da Google Classroom, de um Google Doc, partilhado entre todos para uma etapa de melhoria e correção das frases, e de um mural Padlet, para materializar o produto final da tarefa.