AEPBS: Kick off Meeting – Primeiro Encontro Virtual
17 / dez / 2020
No âmbito do projeto Virtuosamente_Virtuali, nº 2020-1-IT02-KA229-079958_4, decorreu, entre os dias 25 e 27 de novembro, o primeiro encontro formal entre parceiros, em formato online. O encontro foi da responsabilidade da escola coordenadora, Istituto Comprensivo Valmorea. Os trabalhos começaram com os cumprimentos das autoridades locais, incluindo o diretor da escola, o presidente da câmara de Valmorea e a presidente do Conselho de Educação local. Neste grupo, incluiu-se o diretor do AEPBS, professor José Alfredo Mendes, que endereçou os seus cumprimentos a todas as autoridades locais, à escola coordenadora e desejou bom trabalho a todos os parceiros. No primeiro dia, realizou-se uma reunião de staff, onde foram tomadas algumas decisões relevantes relativamente ao reagendamento de algumas atividades, atendendo à situação de pandemia e que, impedindo a realização de viagens, não permite os encontros presenciais. Assim, foi adiada a ida a Nápoles, para o encontro coordenado pelo Istituto Tecnico Industriale Statale "Alessandro Volta", ficando ainda aberta a possibilidade de ida à Suécia em julho, num encontro de atividades de aprendizagem, ensino e formação apenas para professores, de acordo com o evoluir da situação. Neste dia, realizaram-se dois seminários digitais, um sobre a importância de ser um etwinner, outro sobre língua inglesa – duas áreas de interesse para todos os participantes, uma vez que o Twinspace enquanto plataforma digital de professores será uma das principais áreas de trabalho, e o inglês, a língua de trabalho. No dia 26, apresentaram-se as diferentes escolas, bem como as áreas em que estão inseridas. Um elemento de cada escola pôde apresentar uma abordagem pedagógica ou uma ferramenta tecnológica que tenha sido utilizada com sucesso. Aqui destacaram-se os colegas turcos, que apresentaram a plataforma de ensino e aprendizagem à distância, EBA, que permite descarregar material, usar vídeos de conteúdos e até contribuir para o seu acervo documental com material produzido por professores, para uso de todos, e enriquecimento da plataforma. O período de Ensino à Distância foi apoiado por esta plataforma. No terceiro dia, o foco da atenção foi o da partilha de experiências, um dos fundamentos dos projetos Erasmus. O contributo do AEPBS assentou nas apresentações dos professores André Pereira e Diogo Oliveira. O docente André Pereira descreveu alguns dos projetos desenvolvidos no Agrupamento ao nível das Ciências Experimentais, dando detalhes sobre a criatividade, o empenho e a inovação conseguidos com a dedicação dos alunos e a orientação dos professores que, em não poucas ocasiões, trabalharam em parceria com a Universidade do Minho, empresas da região e outras instituições que ajudaram a produzir e ou a divulgar os produtos e as técnicas utilizadas. O professor Diogo Oliveira abordou a sua experiência durante o período de Ensino à Distância, começando por expor as suas expectativas no início desta modalidade de trabalho e os surpreendentes resultados que obteve, em resultado de uma abordagem que incluiu ferramentas digitais que motivaram os alunos a realizar aprendizagens significativas. Ambas as intervenções, inseridas em dois painéis diferentes, deixaram claro o predicado das aprendizagens e das metodologias de ensino do AEPBS, e igualmente do mérito do seu maior ativo: o capital humano, formado por docentes, não docentes e alunos, em colaboração constante, por um fim comum: uma qualificação constante e de alto nível, inclusiva e diversa. Este encontro virtual, que estava já planeado nestes moldes, concretizou os seus objetivos de dar o “pontapé de saída” ao projeto, de permitir aos diferentes parceiros que se conhecessem e que mostrassem o “estado da arte” nos seus estabelecimentos de ensino, o que tornou a partilha de experiências profícua e muito proveitosa.
(O apoio da Comissão Europeia à produção desta publicação não constitui um aval do seu conteúdo, que reflete unicamente o ponto de vista dos autores, e a Comissão não pode ser considerada responsável por eventuais utilizações que possam ser feitas com as informações nela contidas.)