A comitiva percorreu várias salas, contactando com alunos e professores, num gesto de proximidade e incentivo. Mário Passos destacou a importância do empenho escolar e Augusto Lima elogiou o trabalho da escola, reforçando o apoio da autarquia à educação. A visita terminou na Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, onde os autarcas acompanharam as obras de requalificação, reafirmando o compromisso municipal com a melhoria das condições educativas.
Ler maisJoana Leite, estudante que frequentou o ensino secundário no Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado, alcançou a média excecional de 19,93 valores e foi admitida no curso de Medicina da FMUP (Faculdade de Medicina da Universidade do Porto).O feito destaca-se como um dos melhores resultados já registados para uma aluna famalicense.
Ler maisDurante as provas, a S-Energy revelou um desempenho excecional, ao registar o carro mais rápido em pista, com o tempo notável de 1,058 segundos entre 664 corridas, e ao obter a pontuação recorde de 703,1 pontos em 1005 possíveis, um marco inédito para Portugal.
Esta participação, descrita pelos alunos como “uma experiência única e inesquecível”, reflete um percurso de trabalho, persistência e espírito de equipa, valores que os jovens afirmam ter sido essenciais para o sucesso alcançado.
"É com grande orgulho que anunciamos que o Agrupamento de Escolas D. Maria II foi distinguido pela plataforma MILAGE APRENDER+ pelo seu desempenho e compromisso com a inovação no ensino.
Esta distinção reconhece o envolvimento de alunos e professores na utilização da plataforma, promovendo o sucesso escolar através de métodos de aprendizagem inovadores, autónomos e inclusivos".
Os alunos do Agrupamento de Escolas D. Maria II tiveram a oportunidade de comunicar ciência aos muitos participantes que visitaram esta edição da Noite Europeia dos Investigadores, incluindo ao Sr. Ministro da Educação, Ciência e Inovação, divulgando tudo que aprenderam durante a execução dos projetos de investigação dinamizados nos Clubes Ciência Viva.
Ler maisFoi num ambiente de alegria que, durante toda a manhã, os alunos das Escolas Básicas D. Maria II e Conde de Arnoso tiveram oportunidade de experimentar todas as atividades. Do Atletismo ao Xadrez, passando pelo Badminton, DE Escola Ativa, DE Sobre Rodas, Desportos Adaptados e Ténis, a adesão não podia ter sido mais entusiástica.
Ler maisA Equipa da Escola Conde de Arnoso venceu todos os jogos do seu grupo tendo sida apurada para a final do torneio.
É de destacar o facto de a equipa representar o Agrupamento de Escolas D. Maria II/Escola Conde de Arnoso pelo terceiro ano consecutivo neste evento internacional, tendo obtido, nas três participações, um terceiro lugar na primeira edição e o segundo nesta última.
As alunas Francisca Cândido, Helena Silva, Inês Santos, Joana Costa, Lydia Andrikopoulos, Mariana Carneiro e Matilde Lopes, acompanhadas das professoras Cristina Bem e Teresa Martins, apresentaram o trabalho desenvolvido, no âmbito do Projeto MARKA – Ciência Local, Conhecimento Global, com o tema “Macroinvertebrados de água doce e a sua importância na determinação da qualidade dos cursos de água”.
Os alunos do 12.º ano do AECCB — Duarte Faria, Leonor Peniche e Nuno Oliveira — participaram no Encontro Nacional da Rede de Autarquias pela Igualdade, no Centro de Estudos Camilianos. Integraram a mesa-redonda “O Papel dos Homens e das Masculinidades na Promoção da Igualdade de Género: A Escola e a Desconstrução de Estereótipos”, moderada pela professora Raquel Azevedo.
O programa incluiu observação de aulas, projetos europeus, clubes de discussão e a interação escolar com encarregados de educação, promovendo o enriquecimento mútuo com as professoras da Kuressaare Nooruse Kool, da Estónia.
Ler maisAs atividades incluíram uma reunião de articulação com docentes, uma palestra sobre nutrição no desporto e a sessão de abertura do ano letivo, que contou com testemunhos de ex-alunos e representantes institucionais. O dia terminou com uma expressão simbólica dos valores UAARE e momentos culturais protagonizados por alunos.
Ler maisNo contexto do projeto UNESCO e articulado com o projeto “De Famalicão Para o Mundo”, o AECCB promoveu a palestra “Crianças em Cenários de Guerra”, integrada na Semana Branca pela Paz. O evento congregou alunos portugueses e ucranianos que partilharam reflexões e testemunhos comoventes sobre os impactos da guerra.
Ler mais