No âmbito das ações promovidas pelo Centro de Recursos Educativos, nomeadamente a Parentalidade Inclusiva, iniciou-se em janeiro a formação de Pais com filhos com autismo, na EB 2/3 de Ribeirão. Outras escolas, outros grupos se seguirão. Após o diagnóstico de uma determinada condição de saúde, neste caso concreto, do autismo, as famílias precisam de reajustar-se a uma nova e inesperada realidade. Para muitos pais este é um caminho muito solitário, onde as dúvidas e as preocupações ocupam grande parte das suas vidas. Desta feita, esta formação pretende preencher esses vazios e atenuar certas angústias. Aqui as famílias podem partilhar os seus sentires e as suas experiências num modelo de interajuda pró-ativo. A par desta partilha, os pais têm a possibilidade de usufruírem de um crescimento pessoal/familiar/social capaz de lhes aumentar o nível de felicidade e bem-estar em todas as áreas da vida e consequentemente, na vida do seu(sua) filho(a). Assim, o plano de formação foi desenhado a partir dos benefícios da Inteligência Emocional, onde são desenvolvidas as componentes da autoconsciência, autocontrolo, automotivação e relacionamentos inter e intrapessoais positivos. Este grupo de Pais do Agrupamento de escolas de Ribeirão tem sido exemplar na sua participação e envolvimento evidenciando deste modo, a importância e o impacto positivo desta iniciativa, nas suas vidas e da dos seus filhos.