Leonardo Da Vinci, Shakespeare e Charlie Chaplin são alguns dos
artistas retratados pelos alunos de Educação Inclusiva e de Educação
Tecnológica. Sophia de Mello Breyner e Zeca Afonso foram escolhidos por
terem sido alvos de censura, associando-os à Revolução de 1974.
A Biblioteca Escolar abre assim as suas portas e janelas a toda a
Comunidade para apreciação do Projeto, no seu todo, e para participação
nas atividades que decorrem até ao final do mês de abril.
Com as brincadeiras ao ar livre, elas desenvolvem melhor os sentidos, aprendem a partilhar e a cooperar. Brincam de forma mais criativa. Além de se proporcionar a experiência do belo, o acesso à natureza aumenta o equilíbrio e a autorregulação das crianças.
São estes os momentos que, vivenciados pelas nossas crianças, enfatizam a aposta do Agrupamento num ensino de qualidade!!!
Entre as escolas que nos receberam, salientamos a Escuela de
Hosteleria y Turismo de Almeria, com valências no âmbito do turismo e
culinária, e a Escuela Alhamilla, esta última especializada no ensino de
eletrónica e robótica. O carinho e o profissionalismo com que estas
instituições nos acolheram, só foram igualados com as aprendizagens
proporcionados aos estudantes famalicenses. A cultura Andaluz, os museus
e o seu património também fizeram partedesta mobilidade, visitamos
museus de Arte, Refugios, o famoso Cargadero de
Cable Inglés, a
Alcazaba de Almería e o Parque Natural do Cabo de Gata-Níjar. No quinto
dia da mobilidade viajámos até à incrível cidade de Granada, com a Serra
Nevada ao fundo e o Alhambra como moldura do seu passado mourisco.
Foi uma semana vivida de forma intensa: elaboraram-se cartazes, contos e ilustrações; fizeram-se exposições; construiu-se uma instalação no exterior com cravos realizados pelos alunos, encarregados de educação e docentes; iniciou-se a pintura de um mural; ouviram-se músicas icónicas de Abril; viram-se filmes e documentários; promoveram-se palestras e declamação de poemas; visualizou-se um vídeo realizado pela associação de pais, com testemunhos sobre o 25 de Abril de 1974, entre muitas outras atividades.
Ler maisNas escolas do agrupamento desenvolveram-se atividades de promoção da leitura e do livro, em articulação com a “Semana das Artes” e no âmbito da celebração dos 50 anos do 25 de Abril, das quais se destacam: exposições; fóruns de leitura; concursos de leitura em português, inglês e espanhol; declamações em diferentes línguas; partilhas de leituras encenadas e musicadas; performances teatrais e poéticas; “Famalicão a Ler”; leituras na FamaTV; Feira do Livro Usado; Theatre of Dreams; Projetos “10 minutos a Ler” e “Escola a Ler”; encontro com o ilustrador Francisco Zamith; Sessão de Meditação; “A Leitura no Desporto de Alto Rendimento”.
Ler maisAo longo de cinco dias, o Projeto Cultural de Escola A Tua (P)Arte, desenhado no âmbito do Plano Nacional das Artes, elaborou um programa para a comunidade educativa com momentos musicais, dança, cinema, performances, exposições, encontros e workshops de modo a permitir que os seus alunos expusessem os seus trabalhos e a comunidade contactasse com diferentes áreas artísticas.
Ler maisA candidatura do projeto #aeccbplogging à certificação da Bandeira da Ética foi aprovada pelo Instituto Português do Desporto e Juventude / Plano Nacional de Ética no Desporto. Desta forma, o Agrupamento Camilo Castelo Branco passou a fazer parte de uma comunidade de instituições comprometidas com a ética no desporto e reconhecidas pelo trabalho que desenvolvem neste âmbito.
Ler maisAna Mafalda Vilaça Azevedo e Afonso Cláudio Machado, alunos do AECCB, brilham na competição nacional do "Concurso Juvenes Translatores".
Enquanto Ana Mafalda conquistou o primeiro lugar, ao traduzir um texto do inglês para o português, Afonso Cláudio recebeu uma menção honrosa pela sua capacidade na tradução de um texto do português para o inglês.
Os alunos do 9º ano tiveram a oportunidade de realizar um Workshop de Suporte Básico de Vida, com formadores experientes da Associação Portuguesa de Busca e Salvamento que, gentilmente, disponibilizaram parte do seu tempo para os acompanhar numa sessão que pode salvar vidas.
Ler maisO Caçador de Sonhos, mostrou que devemos estar preparados para as oportunidades. Cada momento pode ser decisivo para marcar a nossa posição, um pontapé de saída para a concretização dos nossos sonhos.
Esperança, resiliência, compromisso, imaginação… são qualidades necessárias para irmos mais além…
As Olimpíadas de Educação Financeira estão integradas no projeto de educação financeira «No Poupar Está o Ganho».
Ao longo do ano letivo, têm sido implementadas várias ações em contexto de sala de aula que permitiram à turma 7.1 fomentar a capacidade de fazer julgamentos informados e tomar decisões efetivas tendo em vista a gestão do dinheiro.
Foi este o mote para mais uma sessão do Ciclo de
Conferências Educação para dar a conhecer ao território as respostas
existentes, como desenvolvem o seu trabalho de capacitação e como articulam
para a construção de uma sociedade mais equitativa e inclusiva.