Este dia procura incentivar hábitos de economia e gestão financeira responsável, sensibilizando a população sobre o impacto positivo que pequenas mudanças podem trazer a longo prazo.
No contexto do projeto Erasmus+, "A Peaceful Life with Nature in a Sustainable Future", foram desenvolvidas atividades focadas em práticas sustentáveis, com ênfase especial na poupança de água, papel e no combate ao desperdício alimentar.
Durante a sessão, Elisa Carvalho apresentou exemplos concretos de mediação e intervenção social desenvolvidos no contexto do AETA, abordando temas como a promoção da inclusão, estratégias de resolução de conflitos e o trabalho colaborativo com famílias e comunidades. A educadora social destacou a importância de construir relações de confiança com os alunos e as suas famílias, elemento essencial para um ambiente educativo inclusivo e propício ao desenvolvimento pessoal e social.
Ler maisA Feira de Outono é uma celebração das aprendizagens, mas também das colheitas – não apenas dos alimentos que a terra nos dá, mas das lições que acumulamos ao longo do tempo. Foi um dia dedicado a valorizar tudo o que temos de bom, reforçando o nosso compromisso de partilhá-lo com a comunidade.
Ler maisÉ essencial uma intencionalidade organizacional clara, que promova, analise, recolha e aplique os conhecimentos adquiridos, traduzindo-os em melhorias graduais e sustentadas.
Neste contexto, a equipa de Autoavaliação do AETA deu início, neste ano letivo, a uma formação online organizada pela Universidade de Harvard, no âmbito do projeto “Data Wise”.
Após uma breve contextualização da importância das bibliotecas na formação integral do aluno e do enquadramento do surgimento do Manifesto Anti-Dantas, no âmbito do “Artista do Mês”, os alunos foram surpreendidos pelas vozes dos professores de Educação Visual, Matemática, História, Educação Física, Português e Francês, que, em voz alta e fulgurante, leram o Manifesto com algumas supressões.
O AEG recebeu no passado dia 25 de outubro um grupo de animadores e líderes juvenis de 10 países europeus, no âmbito do seminário 'Local Participatory Approaches', organizado pela @equacao_crl, Amarante e financiado pela EU. O principal objetivo foi partilhar políticas, ferramentas e abordagens que apoiem animadores e líderes juvenis a incentivar a participação ativa dos jovens e o desenvolvimento das suas comunidades.
Ler maisNesta reunião em particular discutiram-se temas como o arranque do ano letivo, os projetos a implementar no AEG, a importância da participação dos alunos e a eleição da nova Associação de Estudantes. Nesta reunião foram também eleitos os representantes da assembleia no Conselho Pedagógico.
Ler maisCom um total de 337 eleitores inscritos, a eleição contou com a
participação de 228 votantes, demonstrando um forte envolvimento dos
alunos do 1º, 2º e 3º ciclos da Escola de Gondifelos.
A Lista B obteve a maioria dos votos (177), sendo eleita para representar os interesses e aspirações dos alunos.
Assim, a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento vai muito além
de uma simples componente curricular. Ela é um espaço de construção
pessoal e coletiva, onde os nossos jovens desenvolvem o sentido de
pertença, empatia e compromisso com a sociedade. Se quisermos uma
sociedade mais justa e democrática, onde todos tenham voz, devemos
valorizar e fortalecer a educação para a cidadania desde cedo. Cabe-nos a
nós, como atores da educação e comunidade, assegurar que esta formação
continua a ser uma prioridade e que os nossos alunos de hoje, Homens de
amanhã, possam crescer com os valores e competências necessárias para
construir o futuro que desejam.
As crianças do pré-escolar e do primeiro ciclo receberam os
profissionais do CROA, Centro de Recolha Animal de Vila Nova de
Famalicão, que vieram acompanhados pelos amiguinhos cães e gatos.
Todos os animais foram acolhidos pelas crianças com muito carinho. Os
gatos bebés tiveram o conforto do colo e dos abraços. Os cães saltaram
pelo espaço, a abanar a cauda, felizes com tanta atenção. Os
profissionais do canil alertaram para a problemática do abandono e
maus-tratos e explicaram vários procedimentos do seu trabalho no
salvamento de animais.
As crianças do pré-escolar ouviram a história de fantoches “O aniversário da Amora” para incentivar o consumo de frutas e legumes e promover os benefícios de uma alimentação saudável. Prepararam panquecas recheadas e exploraram diferentes sabores das frutas.
Ler maisNo evento evidenciou-se o papel crucial dos fatores motivacionais na aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.
Foram
apresentadas várias estratégias para aumentar a motivação e o bem-estar
das crianças e alunos nos seus diferentes contextos, como a promoção de
um ambiente de aprendizagem acolhedor, a prática de um feedback
construtivo e contínuo, o sentimento de pertença e a valorização da sua
autonomia, que os impulsione a uma participação ativa e a assumir
responsavelmente as suas escolhas.