A primeira sessão formativa realizou-se no passado dia 16, no Centro de Recursos Educativos, tendo a Dr.ª Adelaide Dias informado sobre a resposta Municipal, sublinhando o papel do GADI, do CRE e da Intervenção Socioeducativa.
Ler maisEste encontro visou promover a partilha de conhecimentos e experiências, através de uma agenda diversificada que inclui workshops dedicados às novas tecnologias aplicadas à educação, visitas guiadas a locais de interesse cultural em VNF, Porto e Guimarães, bem como uma sessão de trabalho colaborativo entre os participantes.
Ler maisForam abordadas as respostas Inclusivas da ACIP, o CRI e o apoio no desenvolvimento dos Planos Individuais de Transição (PITs)e na transição para a vida pós-escolar.
Agradece-se à ACIP esta colaboração, continuando Juntos a Construir o Futuro Mais Inclusivo.
O Concurso Nacional Bebras consiste numa prova de 45 minutos. A participação no Bebras é gratuita, aberta a qualquer ano do 3º ao 12º, e pode ser realizada em qualquer escola. Potencia a resolução de problemas e o conhecimento em Informática, preparando os alunos para as novas competências do futuro.
Ler maisEsta jornada sob a orientação dos professores e treinadores, marcada por persistência, disciplina e um espírito de equipa inabalável, é um testemunho vivo de como a prática contínua e o compromisso podem elevar o talento natural à excelência desportiva.
Ler maisA Minicimeira Pelo Clima (mini-COP) teve lugar em Lisboa, e foi inspirada no processo negocial da Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas. Avaliou mais de 160 ideias de 80 equipas participantes de sete municípios portugueses. Na competição final estiveram presentes alunos de 16 escolas oriundas dos concelhos de Cascais, Famalicão, Faro, Gouveia, Odemira e Portimão.
Ler maisA implementação do Programa Eco-Escolas, culmina anualmente na atribuição da bandeira verde - galardão de qualidade do trabalho da escola, no âmbito da sustentabilidade.
Ler maisO TECLA é uma competição organizada pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA), da Universidade de Aveiro, com o intuito de sensibilizar os alunos do ensino secundário para a área da programação de computadores.
Os problemas são elaborados pela Comissão Científica do TECLA e é utilizado um software – Mooshak – que serve de “juiz” automático da prova.
Os alunos atuaram e animaram os avós, que, embevecidos e orgulhosos, assistiam às suas atuações. Mais uma vez, a adesão dos avós superou as expectativas!!! No final das atuações, os avós foram às salas de aula receber os miminhos que os seus netinhos ansiavam por lhes oferecer. Houve ainda lugar a um lanche partilhado que os pais ofereceram para adoçar e completar este momento tão especial. Bem hajam!
Ler maisTodos estes alunos foram jogadores no escalão de Infantis B e enquanto jogadores fizeram o Nível 1 desta mesma formação. O gosto pela modalidade fez com que continuassem a fazer parte da equipa na função de Juízes Árbitros, já que o escalão não lhes permitia continuar a jogar.
Ler maisNo âmbito educacional, o afeto vai além da mera transmissão de conhecimento. Ele manifesta-se, por exemplo, na paciência do professor ao explicar um conceito difícil, no apoio mútuo entre os colegas de turma e na compreensão de todos os atores perante os desafios enfrentados no quotidiano.
Ler maisA equipa constituída pelos alunos Francisco Soares, do 4ºD, Gonçalo Sousa e Telmo Coutinho, ambos do 8ºJ, venceu todos os encontros da fase de grupos obtendo, assim, o terceiro lugar. A competição contou com a participação de 27 equipas de diferentes instituições dos distritos de Braga e de Viana do Castelo. Destaca-se o facto de a equipa da Escola Conde de Arnoso ser a única composta por alunos do Ensino Básico e Secundário que participaram na fase de apuramento.
Ler mais