Todas as famílias foram desafiadas a embelezar um coração que represente o significado do AMOR, da AMIZADE, da UNIÃO …ou simplesmente um AFETO…E logo apareceram centenas de corações lindíssimos e plenos de sentido!
Depois, com todos os corações a bater ao mesmo ritmo, fizemos uma exposição cheia de significado que embeleza toda a escola!
As crianças da escola Básica nº 1 de Ribeirão encarnaram a sua personagem favorita e divertiram-se muito no desfile pelas ruas da nossa Vila de Ribeirão!
Entre muitas atividades que realizamos na escola, salientamos as nossas máscaras de carnaval! Todas as turmas participaram na decoração de máscaras de Carnaval com muito empenho e criatividade.
Considerado o maior evento de robótica educativa do mundo, realizou-se no Campus de Azurém da Universidade do Minho, em Guimarães, de 05 a 07 de março. Durante três dias e duas noites, mais de 400 participantes, distribuídos por 100 equipas, tiveram a oportunidade para aprender e ensinar a construir robôs móveis autónomos, aprender a soldar placas eletrónicas, aplicar aprendizagens de mecânica e programação, devidamente acompanhados por professores.
Ler maisCom esta atividade tomamos mais consciência que é urgente cuidar do nosso planeta e reciclar já que os recursos, que a natureza tão generosamente nos oferece, são finitos e por isso devem ser reaproveitados e usados de uma forma consciente.
Ler maisNo passado dia 24 de março, Dia do Estudante, realizou-se na nossa escola a votação das propostas apresentadas pelos alunos no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas (OPE).
Após a contagem dos votos, os resultados destacaram a proposta vencedora com 63 votos:
Proposta A – “Mesas de ping pong”.
Todos os dias da semana, entre as 09:00h e as 17:00h, os 16 alunos do 7º2 juntavam-se na Sala Mais para conhecer e trabalhar as competências associadas à filosofia UBUNTU, “eu sou porque tu és”, isto é, eu só sou pessoa através das outras pessoas, despertando em cada um o cuidar do outro e do planeta, através do autoconhecimento, da autoconfiança, da resiliência, da empatia e do serviço.
Nesta semana, foram desenvolvidas diversas atividades que proporcionaram momentos de partilha, aprendizagem e convívio entre os estudantes das duas nacionalidades.
Esta mobilidade reforçou os laços entre os alunos portugueses e espanhóis, incentivando a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de uma cidadania europeia mais ativa e consciente.
A frase "é preciso uma aldeia para educar uma criança" vai além da educação formal e interliga-se diretamente à ideia de que a educação é uma responsabilidade coletiva e fundamental para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Quando essa educação se estende para a aprendizagem ao longo da vida, torna-se uma ferramenta poderosa para promover a inclusão social, oferecendo oportunidades de aprendizagem contínua para todos, independentemente da sua idade, origem ou condição social.
Ler maisCom o apoio do Goethe-Institut, o clube garante um ensino de qualidade e certificação reconhecida internacionalmente. Além disso, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão apoia a iniciativa através da disponibilização de materiais didáticos essenciais, permitindo que todos os participantes tenham acesso aos recursos necessários para uma aprendizagem eficaz.
Ler maisDurante a estadia, os alunos italianos viveram com famílias de estudantes do AEPBS, permitindo-lhes uma verdadeira imersão na cultura e no dia a dia português. Este tipo de experiência torna a aprendizagem mais autêntica e incentiva a comunidade escolar e local a participar ativamente na iniciativa.
Ler maisFoi um dia de aprendizagem intensa, troca de ideias e contacto direto com a investigação de ponta na área da Física, deixando nos participantes a inspiração para explorar novos horizontes científicos.
Ler maisO polo AEPBS do Centro Qualifica arrancou com dois novos grupos do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) de nível secundário, em parceria com a empresa Riopele. Para garantir que todos os interessados possam participar, as sessões decorrem em dois horários – um de manhã e outro à tarde –, permitindo que os colaboradores conciliem a formação com os diferentes turnos de trabalho.
Ler mais