Durante a manhã, os alunos de Geografia C visitaram a Universidade de Aveiro, enquanto os estudantes de Proteção Civil deslocaram-se ao ISCIA (Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração). No ISCIA, tiveram oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre as saídas profissionais dos CTESP (Cursos Técnicos Superiores Profissionais) e de explorar, de forma mais detalhada, a licenciatura em Proteção Civil.
Ler maisA competição reuniu 65 alunos provenientes de três agrupamentos escolares: Agrupamento de Escolas de Ribeirão, Agrupamento de Escolas Santos Simões e o Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado. Destes, o AEPBS destacou-se com uma forte participação de 40 alunos, dos quais 30 competiram como nadadores e 10 desempenharam funções essenciais na organização, atuando como juízes, árbitros e cronometristas.
O objetivo principal foi sensibilizar os jovens para a identificação de situações de violência e desigualdade ainda presentes na sociedade, incentivando-os a adotar uma atitude ativa e consciente na construção de um futuro mais justo.
Ler maisA iniciativa faz parte do Plano de Ação para a Disciplina (PADIS), um programa implementado pelo agrupamento com o objetivo de promover a convivência harmoniosa e a excelência no ambiente escolar. Durante o evento, a Dra. Helena Pereira destacou a importância de valorizar os esforços coletivos e o impacto positivo que comportamentos salutares têm na comunidade escolar.
Ler maisDeste modo, no teto do átrio da escola encontram-se afixadas 91 estrelas de
David, feitas por alunos do 9º ano de escolaridade, nas disciplinas de História e
Educação Visual, em memória das vidas que se perderam na Noite dos Cristais
(Kristallnacht), de 9 para 10 de novembro de 1938, na qual os nazis prenderam e
deportaram aproximadamente 30000 judeus por toda a Alemanha. Incendiaram igualmente cerca de 200 sinagogas e destruíram à volta de 7500
estabelecimentos comerciais pertencentes à comunidade judaica alemã.
No âmbito das comemorações do V Centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões, a biblioteca Nuno Simões está a desenvolver, junto das turmas do 2º ciclo, ações informativas, com o objetivo de divulgar a vida e obra de Camões. No final, como forma de testarem os conhecimentos adquiridos, os alunos, em grupo, são convidados a responder a um divertido questionário (Kahoot).
Ler maisDestaque para Pedro Carsane, que alcançou um meritório 2.º lugar, e para o excelente desempenho coletivo das equipas da escola, que evidenciaram o esforço e a dedicação de todos os participantes.
Ler maisNo passado dia 14 de janeiro, o Senhor Presidente da Câmara Municipal, Dr. Mário Passos, recebeu, muito gentilmente, em audiência, um grupo de alunos destas turmas. Durante a reunião, os jovens tiveram a oportunidade de apresentar propostas e de discutir ideias para melhorar o funcionamento do CROA.
Ler maisNa manhã do dia 16 de janeiro, a Biblioteca da Escola Conde de Arnoso, do Agrupamento de Escolas D. Maria II, em Vila Nova de Famalicão, transformou-se num palco, no qual os alunos do 9.º I protagonizaram uma dramatização inesquecível. Inspirados pela obra “Maria Moisés”, de Camilo Castelo Branco, e pelo clássico “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente, os estudantes realizaram uma adaptação criativa no âmbito do DAC “Luzes, Câmara, Ação!” e da atividade P10L.
Ler maisA atividade foi dinamizada pelo grupo de Português, do Departamento de Línguas, e teve como objetivo proporcionar aos alunos uma forma diferente e envolvente de compreender a obra vicentina, estimulando o gosto pelo teatro e consolidando os conhecimentos adquiridos em contexto letivo.
A adaptação de Auto da Barca do Inferno, produzida pela AGON/Momento - Artistas Ind-pendentes, com coprodução da Casa das Artes de Famalicão, ofereceu uma abordagem inovadora e dinâmica da alegoria.
Respondendo ao desafio, ao longo do dia, os docentes foram colocando num painel, algumas sugestões de livros que consideram “Leituras ao quadrado”, isto é, leituras que recomendam, por muitas e variadas razões e que poderão enriquecer o fundo documental existente.
Ler maisO Agrupamento de Escolas D. Maria II congratula-se com o sucesso do evento e reconhece o mérito de todos os envolvidos, reforçando a importância de iniciativas que promovem a cidadania ativa e o pensamento crítico entre os jovens.