Com os objetivos de consolidar as aprendizagens dos alunos relacionadas com os conteúdos, levar os alunos a um contacto direto com a realidade do século XX, desenvolver o espírito de observação e de investigação nos alunos e consciencializar os mesmos para a memória dos acontecimentos históricos nacionais e para os acontecimentos políticos atuais, o Departamento de Ciências Sociais e Humanas do Agrupamento de Escolas D. Maria II decidiu organizar uma exposição de imagens alusivas à ‘’Revolução do 25 de Abril de 1974’’, exposição essa que poderá ser visitada na Biblioteca Escolar D. Maria II, entre os dias 24 de abril e 02 de maio de 2025.
Ler maisNo passado dia 2 de abril o Gabinete de Apoio e Promoção da Empregabilidade do Agrupamento de Escolas D. Maria II promoveu o evento "TALK sobre Formação Profissional: Alavanca para a Competitividade das Empresas 2025", um momento de reflexão e partilha sobre o papel da formação profissional no desenvolvimento económico local. Estiveram presentes pais e encarregados de educação, assim como docentes dos alunos do 9º ano de escolaridade.
Esta instalação artística, futuro "Livro das Profissões" da iniciativa Profi(ss)AÇÕES, acolheu a ilustradora Maria Pimentel e a autora Zélia Gonçalves. As convidadas partilharam com os alunos a essência do seu trabalho, desvendando a magia que reside entre letras, traços e cores. A experiência permitiu aos alunos explorar o universo dos livros de forma imersiva, descobrindo ideias, formas e a própria magia das palavras e das imagens.
Ler maisNo passado mês de abril, decorreu em Zagrebe, na Srednja škola,
uma mobilidade Erasmus+ que proporcionou uma intensa experiência de
inclusão e aprendizagem.
Iniciou-se com atividades de integração e
exploração cultural e estiveram presentes atividades de arte, música
(com oficina e instrumentos típicos) e dança tradicional portuguesa e
croata. Houve atividades de desporto adaptado e a celebração do Dia
Mundial da Consciencialização sobre o Autismo, em tempos comuns (AECCB e
Srednja škola)
A apresentação foi realizada em contexto de sala de aula, nas treze turmas do 9.ºano do agrupamento, com a colaboração dos diretores de turma e dos professores que na hora da ação estariam a dar a aula à respetiva turma. Duas alunas do clube entraram caracterizadas com a gravação do discurso de Martin Luther King e uma exibiu a placa "I have a Dream" enquanto a outra outra distribuiu Flyers informativos aos alunos. No final, um Educador UBUNTU forneceu um conjunto de informações sobre a contextualização da dinâmica.
Ler maisEsta mobilidade, em Roma, abordou metodologias
inovadoras de ensino-aprendizagem como Miro, MagicSchool, Goosechase e
BookCreator. Pretendeu desenvolver competências digitais e interpessoais e
de base tecnológica, estimulando o trabalho colaborativo e a criatividade em
sala de aula. Os formandos participaram em atividades culturais e envolventes.
Entre os dias 7 e 11 de abril, três técnicas do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) participaram na formação internacional “Collaboration, Teamwork & Teambuilding: Create Stronger Bonds in Your Classroom”, realizada em Dubrovnik, Croácia.
Este evento reuniu profissionais da educação de diferentes países e centrou-se na importância da colaboração, do trabalho em equipa e do bem-estar dentro do ambiente escolar. Durante a semana, as participantes exploraram estratégias práticas e ferramentas inovadoras que permitem criar um ambiente mais cooperativo e saudável, promovendo a integração entre todos os membros da comunidade educativa.
Ao longo do projeto, os docentes participam em ações de formação,
mobilidades internacionais e workshops colaborativos, explorando formas
inovadoras de tornar a educação mais ecológica, consciente e
responsável. Serão também criados recursos educativos como o Green
Digital Teaching Toolkit e o Eco-Critical Leadership Guide.
O
EcoLeaders aposta no acompanhamento e melhoria contínua, promovendo uma
educação transformadora, centrada no bem comum e nos desafios globais.
Esta atividade foi possível graças à parceria entre o Gabinete de Sensibilização Ambiental de Vila Nova de Famalicão e o nosso Agrupamento de Escolas. O principal objetivo foi estimular a curiosidade científica, promovendo o gosto pela descoberta e criando dinâmicas de aprendizagem diferentes e envolventes.
Durante o evento, os alunos participaram em várias atividades interativas e criativas, como o FoguetArte, onde aprenderam sobre o funcionamento dos foguetões e assistiram ao lançamento de um modelo, e o Laboratório Intergaláctico, que os desafiou a explorar modelos da estrutura interna da Terra, rochas e minerais. A experiência culminou com o envio simbólico de uma "Message in a Rocket", levando os sonhos dos nossos jovens cientistas ainda mais longe.
Na semana de 31 de março a 4 de abril, os alunos do 1.º ao 3.º ciclo receberam um TPC diferente: cinco pequenos desafios diários dedicados ao afeto, ao bem-estar emocional e à partilha em família.
Promovida pelo Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, esta iniciativa teve como inspiração a abordagem Whole School Approach, que defende uma escola centrada na pessoa, envolvendo toda a comunidade educativa na promoção do desenvolvimento integral dos alunos.
A liberdade de expressão e de opinião é a base para que os estudantes se tornem protagonistas do seu crescimento pessoal e académico, desenvolvendo competências essenciais para a sua formação integral. As assembleias de turma e a participação dos alunos na escolha dos seus representantes — delegados e subdelegados — são expressões concretas dessa liberdade, promovendo uma cidadania ativa e responsável, como preconizado no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Ler maisOs nossos alunos do 6º e do 7º ano participaram ativamente no “Bebras”, o maior desafio de pensamento computacional!
Nesta atividade participaram 264 alunos na categoria Benjamins (143 do 5ºano e 121 do 6ºano) e 97 alunos na categoria Cadetes (97 do 7ºano). A escola optou pela participação digital, promovendo a utilização dos meios tecnológicos e motivando para as tecnologias.