Duas alunas de 7º ano
desenvolveram o seu PARA (Plano de Autonomia e Responsabilidade do Aluno)
envolvendo os DTse incitando os colegas a escrever cartas de amor para o
"Correio de S. Valentim". As reações de alegria durante a leitura
animaram muitos corações neste dia.
Os alunos foram convidados a decorar um coração e
a escrever sobre “quem cabe no coração de cada um”. Esta atividade ajudou-os a
refletir sobre o valor das relações afetivas e o impacto que elas têm na
construção de um ambiente familiar e escolar mais acolhedor e harmonioso.
A investigação em psicologia vocacional e do desenvolvimento de carreira tem demonstrado que a primeira consciencialização da descoberta das profissões e exploração vocacional acontece em contexto escolar, em articulação com o apoio parental, desde a fase de planeamento à fase de execução da decisão de carreira.
Assim sendo, tem sido crucial garantir que todos os estudantes têm acesso a uma educação que incentive o empreendedorismo de cada um, através do desenvolvimento de competências integradas num pensamento crítico e criativo, orientado para a mudança e resolução de desafios sem receio do risco e insucesso.
No passado dia 26 de fevereiro, o IN-HUB - Famalicão foi palco do Encontro EDD 2025 - Integração Curricular dos LED, um evento organizado pela Equipa Rede Minho de Embaixadores Digitais. O encontro reuniu as Equipas de Desenvolvimento Digital (EDD), as Equipas de Integração Curricular dos LED/Equipas LED das escolas e as Direções dos Agrupamentos/Escolas não agrupadas associadas aos CFAE da Rede Minho de Embaixadores Digitais.
Ler maisNo dia 12 de fevereiro, teve lugar no Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga, o IV Ciclo de Encontros Regionais, subordinado ao tema “Potenciar Aprendizagens com o Digital: estratégias, práticas e monitorização”. Dirigido às lideranças das escolas e às Equipas de Desenvolvimento Digital (EDD), o evento procurou promover a integração de metodologias digitais no ensino e destacar boas práticas que contribuem para a sustentabilidade do Plano de Transição Digital.
Ler maisO evento reuniu as turmas do 3.º e 4.º anos e os utentes de diversas instituições: Centro Social de Pousada de Saramagos, Vermoim, Mogege, Casa de Giestais da ATC e a Universidade Sénior D. Dinis de Joane.
Com sabedoria e criatividade, os idosos dramatizaram a história da Carochinha, da obra Robertices, de Luísa Dacosta, proporcionando momentos de grande envolvimento e entusiasmo. Os alunos do 3.º ano homenagearam os convidados com a declamação de poemas, enquanto os estudantes do 4.º ano encantaram a plateia com músicas populares e poesias da obra “Mistérios”, de Matilde Rosa Araújo.
Este evento representa uma experiência enriquecedora para os alunos, permitindo-lhes um desenvolvimento pessoal e académico único. Ao longo da sua participação, os delegados tiveram a oportunidade de aprimorar competências essenciais, como a oratória em público e a comunicação em língua inglesa, fundamentais para a sua formação. Para além disso, aprofundaram a capacidade de análise crítica de questões atuais, debatendo problemas que afetam a sociedade e propondo soluções inovadoras e viáveis.
Ler maisEm França, a Chandeleur é um momento de convívio em família ou entre amigos, reunidos à volta da mesa para saborear esta iguaria. Para além de aprenderem a receita tradicional dos crepes, os alunos descobriram rituais curiosos associados à sua confeção, como virar o crepe segurando uma moeda na mão esquerda para atrair prosperidade e fazê-lo saltar na frigideira para garantir felicidade ao longo do ano.
Ler mais
O curso de Informação e Animação Turística participou no
Quiz “ Viagens na Minha Terra”, no ISCET - Instituto de Ciências Empresariais e
do Turismo, no Porto, onde se pode dizer que “chegaram, viram e venceram”!
No passado dia 5 de fevereiro, os alunos do 3º ano do Ensino Profissional da Escola D Sancho I participaram numa enriquecedora visita de estudo que incluiu o Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, e o Convento de Mafra. A atividade teve como objetivo aprofundar os conhecimentos históricos e culturais, ligando-os a temas explorados em sala de aula.
Ler maisNo âmbito do Projeto de Cidadania, ligado ao bem-estar animal, um grupo de alunos da turma 1206, realizaram, durante a manhã de sábado, uma recolha de bens na superfície comercial Campocheio. Esta atividade proporcionou uma experiência de aprendizagem significativa, contribuindo para o desenvolvimento pessoal, social e cívico dos participantes.
Toda a alimentação recolhida foi entregue ao CROA de Famalicão.
Esta visita de estudo foi uma excelente forma de aproximar
os alunos da realidade empresarial, ajudando-os a perceber o impacto das suas
futuras funções de técnico de contabilidade e comercial no sucesso das
organizações.