Esta foi uma oportunidade única para estabelecer e consolidar parcerias, boas práticas e conhecimentos, assim como contactar, em primeira mão, com os mais recentes desenvolvimentos nas áreas da ciência e da tecnologia. Neste evento, foi possível interagir com diversas Instituições Científicas, com os vários Centros de Ciência Viva do país e com os Clubes Ciência Viva na Escola que integram esta vasta rede, atualmente com 896 clubes.
Com os objetivos de consolidar as aprendizagens dos alunos relacionadas com os conteúdos, levar os alunos a um contacto direto com a realidade do século XX, desenvolver o espírito de observação e de investigação nos alunos e consciencializar os mesmos para a memória dos acontecimentos históricos nacionais e para os acontecimentos políticos atuais, o Departamento de Ciências Sociais e Humanas do Agrupamento de Escolas D. Maria II decidiu organizar uma exposição de imagens alusivas à ‘’Revolução do 25 de Abril de 1974’’, exposição essa que poderá ser visitada na Biblioteca Escolar D. Maria II, entre os dias 24 de abril e 02 de maio de 2025.
Ler maisNo passado dia 2 de abril o Gabinete de Apoio e Promoção da Empregabilidade do Agrupamento de Escolas D. Maria II promoveu o evento "TALK sobre Formação Profissional: Alavanca para a Competitividade das Empresas 2025", um momento de reflexão e partilha sobre o papel da formação profissional no desenvolvimento económico local. Estiveram presentes pais e encarregados de educação, assim como docentes dos alunos do 9º ano de escolaridade.
Esta instalação artística, futuro "Livro das Profissões" da iniciativa Profi(ss)AÇÕES, acolheu a ilustradora Maria Pimentel e a autora Zélia Gonçalves. As convidadas partilharam com os alunos a essência do seu trabalho, desvendando a magia que reside entre letras, traços e cores. A experiência permitiu aos alunos explorar o universo dos livros de forma imersiva, descobrindo ideias, formas e a própria magia das palavras e das imagens.
Ler maisNo passado mês de abril, decorreu em Zagrebe, na Srednja škola,
uma mobilidade Erasmus+ que proporcionou uma intensa experiência de
inclusão e aprendizagem.
Iniciou-se com atividades de integração e
exploração cultural e estiveram presentes atividades de arte, música
(com oficina e instrumentos típicos) e dança tradicional portuguesa e
croata. Houve atividades de desporto adaptado e a celebração do Dia
Mundial da Consciencialização sobre o Autismo, em tempos comuns (AECCB e
Srednja škola)
A apresentação foi realizada em contexto de sala de aula, nas treze turmas do 9.ºano do agrupamento, com a colaboração dos diretores de turma e dos professores que na hora da ação estariam a dar a aula à respetiva turma. Duas alunas do clube entraram caracterizadas com a gravação do discurso de Martin Luther King e uma exibiu a placa "I have a Dream" enquanto a outra outra distribuiu Flyers informativos aos alunos. No final, um Educador UBUNTU forneceu um conjunto de informações sobre a contextualização da dinâmica.
Ler maisEsta mobilidade, em Roma, abordou metodologias
inovadoras de ensino-aprendizagem como Miro, MagicSchool, Goosechase e
BookCreator. Pretendeu desenvolver competências digitais e interpessoais e
de base tecnológica, estimulando o trabalho colaborativo e a criatividade em
sala de aula. Os formandos participaram em atividades culturais e envolventes.
Entre os dias 7 e 11 de abril, três técnicas do Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) participaram na formação internacional “Collaboration, Teamwork & Teambuilding: Create Stronger Bonds in Your Classroom”, realizada em Dubrovnik, Croácia.
Este evento reuniu profissionais da educação de diferentes países e centrou-se na importância da colaboração, do trabalho em equipa e do bem-estar dentro do ambiente escolar. Durante a semana, as participantes exploraram estratégias práticas e ferramentas inovadoras que permitem criar um ambiente mais cooperativo e saudável, promovendo a integração entre todos os membros da comunidade educativa.
Ao longo do projeto, os docentes participam em ações de formação,
mobilidades internacionais e workshops colaborativos, explorando formas
inovadoras de tornar a educação mais ecológica, consciente e
responsável. Serão também criados recursos educativos como o Green
Digital Teaching Toolkit e o Eco-Critical Leadership Guide.
O
EcoLeaders aposta no acompanhamento e melhoria contínua, promovendo uma
educação transformadora, centrada no bem comum e nos desafios globais.
Esta atividade foi possível graças à parceria entre o Gabinete de Sensibilização Ambiental de Vila Nova de Famalicão e o nosso Agrupamento de Escolas. O principal objetivo foi estimular a curiosidade científica, promovendo o gosto pela descoberta e criando dinâmicas de aprendizagem diferentes e envolventes.
Durante o evento, os alunos participaram em várias atividades interativas e criativas, como o FoguetArte, onde aprenderam sobre o funcionamento dos foguetões e assistiram ao lançamento de um modelo, e o Laboratório Intergaláctico, que os desafiou a explorar modelos da estrutura interna da Terra, rochas e minerais. A experiência culminou com o envio simbólico de uma "Message in a Rocket", levando os sonhos dos nossos jovens cientistas ainda mais longe.
Na semana de 31 de março a 4 de abril, os alunos do 1.º ao 3.º ciclo receberam um TPC diferente: cinco pequenos desafios diários dedicados ao afeto, ao bem-estar emocional e à partilha em família.
Promovida pelo Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, esta iniciativa teve como inspiração a abordagem Whole School Approach, que defende uma escola centrada na pessoa, envolvendo toda a comunidade educativa na promoção do desenvolvimento integral dos alunos.
A liberdade de expressão e de opinião é a base para que os estudantes se tornem protagonistas do seu crescimento pessoal e académico, desenvolvendo competências essenciais para a sua formação integral. As assembleias de turma e a participação dos alunos na escolha dos seus representantes — delegados e subdelegados — são expressões concretas dessa liberdade, promovendo uma cidadania ativa e responsável, como preconizado no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Ler mais