Os encarregados de educação aceitaram o convite e, ao final da tarde, a biblioteca foi palco de um encontro entre pais e filhos. A tertúlia começou com a leitura de um conto, “A guardadora de gansos” dos irmãos Grimm, a servir de mote. A cada frase lida e selecionada, quer pelas crianças quer pelos adultos, foram-se cruzando histórias de vida e as emoções, fortes e inesperadas, marcaram o momento.
Ler maisCada escola deve assim criar espaços para participação que, no caso da Escola Básica Terras do Ave, se traduzem em Assembleias de Turma, Assembleias de delegados, participação no Programa Parlamento Jovem, dinamização do Orçamento Participativo das Escolas, colaboração em projetos e programas Erasmus +, implementação de clubes, participação em concursos (…).
Foi uma semana repleta de atividades que juntou cerca de 60 jovens que saem daqui com um maior conhecimento sobre as universidades, as escolas profissionais e os centros tecnológicos.
Ler maisDecorreu na CESPU com a presença de aproximadamente 300 inscritos, docentes, técnicos superiores, famílias e associações.
Como sublinhou o Vereador da Educação, Augusto Lima, "São estas partilhas que contribuem para o desenvolvimento profissional dos docentes e outros profissionais educativos para a promoção de práticas pedagógicas inclusivas. A transmissão de conhecimento é fundamental para o avanço da educação, especialmente quando sustentada".
(Re)Pensar a Educação, tendo em vista o direito a ser criança, é tema para a reflexão em mais uma das Conferências em Educação, promovidas pelo Município de Famalicão e a realizar na quinta-feira, 20 de junho, às 21H00
Ler maisOs estudantes do ensino secundário tiveram oportunidade de participar em várias atividades, entre elas na sessão sobre o Acesso ao Ensino Superior e no Workshop “A Vida é Bué Cenas”. Além disso, puderam explorar o espaço expositores, que decorreu na Sala do Aluno, onde estiveram presentes diversas entidades do Ensino Superior. Uma iniciativa de extrema importância para o processo de orientação de carreira dos nossos alunos, futuros universitários.
Ler maisUm grupo de 14 professores de 4 escolas de Bursa participou numa atividade de Job Shadowing. O objetivo desta mobilidade era conhecer o Sistema de Ensino de Adultos em funcionamento na escola. Para tal, realizaram várias reuniões com a direção do agrupamento, bem como uma sessão com professores e técnicos do Centro Qualifica de Vila Nova de Famalicão. Além disso, o grupo teve a oportunidade de assistir a sessões de formação com os formandos dos cursos EFA em horário pós-laboral.
Ler mais A Biblioteca associou-se à cerimónia de entrega dos prémios à turma 606, pela sua participação no concurso municipal ilustração coletiva “ De Famalicão para o Mundo: 50 anos de liberdade e democracia. Um conto, uma ilustração “.
A Biblioteca selecionou dois poemas e preparou as alunas para a sua declamação, fazendo jus ao momento comemorativo. À música esteve presente, abrilhantando a cerimónia.
A atividade "Às Voltas com a D. Sancho I" foi dinamizada pela equipa do GAAF, e contou com a colaboração de um grupo de 12 alunos/as do 8º ano de escolaridade, como “Alunos Padrinhos/Alunas Madrinhas”. Pretende-se que estes alunos sejam uma ligação aos alunos de 6ºano que venham a frequentar, no próximo ano letivo a D. Sancho I, proporcionando um melhor acolhimento e integração na nova escola.
No final da tarde, o Vereador da Educação e Ciência, Dr. Augusto Lima, e a Diretora do Agrupamento, Dra. Helena Pereira, procederam à inauguração da exposição, na Escola sede do Agrupamento, tendo sida oferecida uma maia ao representante da edilidade famalicense, que ficou patente no edifício da Câmara Municipal.
Ao perpetuar esta celebração em contexto escolar, pretende-se consciencializar os alunos para a reconstrução dos conhecimentos que compõem a tradição social e cultural da humanidade e para a consolidação dos nossos valores e identidade.
Este evento artístico, cultural e recreativo promovido e organizado pela Escola Profissional CIOR, e integrado na prova de aptidão profissional do Curso de Animação Sociocultural, decorrerá no anfiteatro e espaços adjacentes do Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão, nos próximos dias 14, 15 e 16 deste mês.
José Paiva, diretor pedagógico da CIOR, vê nesta iniciativa momentos e espaços privilegiados para que, numa “dinâmica intergeracional” e em contacto com a natureza, os “famalicenses e quem por cá passar possam comemorar a arte, a vida e a liberdade”.
Numa primeira parte, o grupo explorou os vários aspetos históricos inerentes à história do cacau, havendo ainda espaço para a compreensão das diferentes etapas do processamento do cacau. Numa segunda fase, houve oportunidade para produzir uma tablette de chocolate nos laboratórios artesanais do museu.
Após o almoço no Mar Shopping, e no âmbito dos módulos de “Vitrinismo” e “Marketing Operacional”, da disciplina Estratégias de Comunicação e Fidelização, a turma observou e analisou estratégias de marketing adotadas por várias marcas numa superfície comercial e realizou uma avaliação dos tipos de vitrines.