Esta ação, integrada na pausa letiva da Páscoa e enquadrada na
Rede Local de Educação e Formação, visou proporcionar aos alunos do 9.º
ano, 10.º e 11.º anos de escolaridade uma experiência enriquecedora de
contacto direto com o contexto real de trabalho.
Durante dois
dias, os alunos tiveram a oportunidade de observar o funcionamento
interno das organizações, compreender as dinâmicas profissionais de
diferentes setores e desenvolver competências transversais que
contribuirão para o seu percurso académico e profissional.
Durante a interrupção letiva da Páscoa, de 7 a 17 de abril, a Divisão da Educação da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão promoveu mais umas Férias Inclusivas, uma iniciativa especialmente destinada a alunos com limitações cognitivas e/ou físicas que, neste período, não dispõem de respostas noutras instituições na comunidade.
Ao todo, cerca de 21 alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos das escolas do concelho participaram num conjunto diversificado de atividades de lazer, bem-estar e estimulação cognitiva, motora e sensorial, que decorreram no Centro de Recursos Educativos.
O evento reuniu dezenas de alunos dos cursos de áreas técnicas como Mecatrónica, Eletrónica, Automação e Comando, Manutenção Industrial, Gestão e Transformação de Polímeros, que tiveram a oportunidade de apresentar o seu perfil, competências e motivações diretamente a representantes de empresas associadas da FORAVE. A preparação para a carreira foi trabalhada ao longo do ano letivo, com apoio especializado em orientação profissional, contribuindo para o desenvolvimento das soft skills e da autoconfiança dos estudantes.
Ler maisom a participação de cerca de 30 alunos do ensino básico, o evento contou com um programa dinâmico de dois dias, repleto de atividades interativas, oficinas tecnológicas e simulação de profissões, permitindo aos participantes o contacto direto com novas tecnologias e ferramentas digitais utilizadas em diversas áreas do mundo do trabalho.
O principal objetivo do JobLabs passa por ajudar os jovens a explorar os seus interesses e aptidões, proporcionando experiências reais que apoiem uma tomada de decisão mais consciente quanto ao seu futuro académico e profissional. Desde o manuseamento de equipamentos de robótica e automação, passando por atividades ligadas à programação, desenho técnico, processos produtivos e práticas de gestão, os jovens puderam experimentar de forma divertida o que é trabalhar em diferentes setores tecnológicos.
A conferência teve lugar nas instalações da escola profissional ROC Mondriaan, que apresentou o Sistema Educativo Holandês e deu a conhecer, durante uma visita às suas instalações tecnológicas, diversos projetos em curso.
O programa contou ainda com uma inspiradora palestra de Arjan Wallinga sobre “Transição Energética”, seguida de sessões de apresentação de projetos, promovendo a colaboração entre as instituições presentes e o surgimento de novas ideias para projetos e parcerias.
É o SONHO que UNE, que LIGA, que EDUCA A EMOÇÃO.
Ganhas QUANDO NÃO ABDICAS do COMPROMISSO (o TEU e o do COLETIVO).
Ganhas QUANDO o TEU COLEGA ESTÁ NO LIMITE DAS FORÇAS, TU TAMBÉM, mas DÁS mais um bocadinho de TI, por ele.
Ganhas quando abres mão de ti, em prol da EQUIPA. Sacrificando-te a ti próprio!!!
Temos o prazer de anunciar que o nosso aluno Salvador Ribeiro Gomes, da turma 7.º05, alcançou o segundo lugar, do escalão 12-15 anos, no prestigiado concurso nacional "A Melhor Carta 2025".
Este concurso, promovido pela União Postal Universal (UPU) e organizado, em Portugal, pela Fundação Portuguesa das Comunicações, desafia jovens a desenvolver a sua criatividade e competências de escrita epistolar.
Este ano, o tema inspirador foi: “Imagina que és o oceano. Escreve uma carta a alguém para lhe explicar por que razão deveria cuidar de ti e como deveria fazê-lo.”
No Dia Mundial do Livro e dos direitos de autor recebemos na Biblioteca Dr. Nuno Simões as crianças do pré-escolar para conhecerem este espaço e assistirem à encenação da história “ Pete o gato”, de Eric Litwin, uma narrativa que nos ensina a encarar as adversidades com alegria e entusiasmo. Para esta atividade contamos com a preciosa colaboração de alguns alunos da turma NS2, que enriqueceram o momento.
Os alunos do ensino secundário tiveram oportunidade de
participar em várias atividades, entre elas na sessão sobre o Acesso ao Ensino
Superior e nos Workshops “A Vida é Bué Cenas!” e “Como Sobreviver de Salto Alto
e Gravata?”. Igualmente tiveram a oportunidade de explorar o espaço
expositores, onde estiveram presentes diferentes institutos do ensino superior.
A tradição ainda é o que era! Durante a manhã e parte da tarde do dia 30 de abril, toda a comunidade educativa do Agrupamento de Escolas D. Sancho I se envolveu em decorar as suas escolas com as habituais maias. Se as giestas foram, realmente, a flor dominante, houve espaço para todas as outras flores se combinarem e abrilhantarem o nosso edifício.
Ler maisPara conhecerem um pouco da nossa cidade e região, preparamos para eles uma visita ao Parque da Devesa e à Casa do Território, onde ainda estava patente a Exposição Temporária “Insetos em Ordem”. Visitaram também Casa da Juventude e o Museu do Surrealismo, na Fundação Cupertino de Miranda.
Após uma visita cultural ao Porto, foi tempo de entrega dos certificados e da sempre difícil despedida.
No passado 24 de abril, concretizou-se a “Caminhada a Pindela”, inserida no Projeto DAC de 8 turmas do 6.º e 8.º anos “Por Muros Nunca Dantes Navegados: Camões, Camilo e Eça – (Com)Tributo(s) da Escola de Arnoso para o Mundo”.
Nesta atividade, assente numa escola sem muros, escola com murais, participaram 148 alunos, 2 auxiliares educativas, 12 professores, e ainda a Dr.ª Arminda Ferreira e o ator Diogo, como Camilo Castelo Branco, sinalizando a parceria com a Câmara de Famalicão no programa educativo e cultural “de Famalicão para o Mundo”.