Diretora da FORAVE, Manuela Guimarães, destacou três décadas e meia de uma escola que se tornou referência na formação profissional, na ligação às empresas e na inovação educativa. “A FORAVE entra numa nova era. Honramos o passado, consolidamos o presente e projetamos o futuro com confiança”, afirmou, sublinhando o investimento nos Centros Tecnológicos Especializados nas áreas Industrial e Informática e o projeto das novas infraestruturas previstas para 2028.
Ler maisPara Nilza Jardim, do Gabinete de Projetos da Escola, o programa Erasmus, bem como outros anteriores e com os mesmos fins, e a ligação da CIOR à Europa são uma forte “marca identitária do projeto educativo, formativo e cultural da Escola, dado que as mobilidades e intercâmbios no espaço europeu se efetuam há mais de 30 anos, desde o início deste estabelecimento de ensino, envolvendo várias centenas de alunos, professores e colaboradores”, acrescentando ainda o facto da CIOR ser uma Escola cada vez mais procurada como entidade de acolhimento ao longo do ano por parte de vários parceiros europeus.
Ler maisCom a participação de representantes de várias farmácias e
instituições parceiras-âncora da escola, bem como de antigos alunos
integrados no mercado do trabalho ou em prosseguimento de estudos, foram
partilhadas orientações, testemunhos, experiências e vivências em torno
do perfil técnico do curso de Auxiliar de Farmácia, assim como as
competências e capacidades que as farmácias acolhedoras valorizam nos
alunos estagiários e futuros profissionais.
A par das atividades letivas, a Escola Profissional CIOR organizou, no início da passada semana, uma sessão de sensibilização em torno do projeto “Pense Indústria” dinamizada pelo CITEVE - Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e Vestuário , que permitiu aos alunos uma nova perspetiva sobre o universo da indústria, tecnologia e inovação.
Em plena Semana Erasmus Days, dois docentes do Agrupamento de Escolas Terras do Ave representaram Portugal no encontro inicial do projeto Erasmus+ RoboStellars, realizado na Università Politecnica delle Marche, em Ancona, Itália. Este momento marcou o arranque de uma parceria europeia que pretende aproximar a astronomia, a robótica e a programação do quotidiano escolar, despertando nos alunos a curiosidade científica e o prazer de aprender através da inovação.
Ler maisDez alunas do 7.º ano do Agrupamento de Escolas Terras do Ave viveram, no País Basco, uma semana inesquecível no âmbito do projeto Erasmus+, centrado na promoção da leitura e da cooperação entre escolas europeias. A mobilidade, que decorreu em Azpeitia, constituiu uma verdadeira experiência de crescimento pessoal, cultural e académico, onde cada momento se transformou em aprendizagem.
Ler maisAo longo do mês, a cor rosa tomou conta das escolas, colorindo os espaços e as rotinas com mensagens de esperança, coragem e amor. As crianças participaram em atividades de expressão plástica, decorando uma simbólica “Árvore Rosa” com laços e palavras que expressavam valores como “Cuidar”, “Prevenir”, “Força” e “Coragem”. Em cada gesto, refletiu-se sobre o valor da saúde e o poder da solidariedade.
Ler maisEm vez de simples períodos de descanso, os intervalos passam a ser espaços de partilha e de cidadania, onde o corpo se mexe, a mente se liberta e a comunidade escolar se reforça. Jogos cooperativos, desafios motores, atividades criativas e momentos de descontração animam os pátios, criando oportunidades para todos — sem distinção — participarem de forma ativa e inclusiva.
Ao longo da semana de 16 de outubro, as diferentes escolas do
agrupamento dinamizaram iniciativas criativas e pedagógicas que
evidenciaram a importância de uma alimentação equilibrada, do trabalho
em equipa e da ligação entre a escola, a família e a comunidade local.
Em
várias escolas, os alunos tiveram oportunidade de aprender e saborear.
Houve quem celebrasse também o Dia do Pão, com momentos de convívio e
degustação, graças à generosidade de parceiros locais que ofereceram uma
variedade de pães artesanais. O doce de abóbora, confecionado
coletivamente na escola, simbolizou o espírito de partilha que marcou
toda a iniciativa.
Foi uma manhã especial na Casa das Artes, onde os alunos do 4.º ano assistiram ao filme Flow — À Deriva. A deslocação foi feita em transportes públicos, o que tornou a saída ainda mais divertida e educativa.
O jardim de “O Rapaz de Bronze”, de Sophia de Mello Breyner Andresen floresceu e encantou o auditório da nossa escola. Esta obra foi brilhantemente dramatizada pelos alunos da turma A do 8º ano, no âmbito de um projeto DAC, onde estiveram envolvidas várias áreas do saber e muita dedicação.
Ler maisFoi desenvolvida, na Escola Básica de Ribeirão, uma ação de sensibilização e capacitação dirigida aos educadores, centrada na utilização segura, saudável e responsável das tecnologias digitais. Durante a iniciativa, foram partilhadas reflexões e estratégias práticas que visam promover uma relação mais equilibrada entre os jovens e o universo online.
Ler mais