A visita integrou-se no esforço contínuo de reforço da cooperação internacional e partilha de boas práticas educativas entre as duas regiões. Em articulação com o Município de Vila Nova de Famalicão, o Agrupamento de Escolas Terras do Ave (AETA) desempenhou um papel facilitador na iniciativa, coordenando a ligação entre os parceiros internacionais e as escolas locais envolvidas.
Durante os três dias, os professores dos Países Baixos tiveram oportunidade de conhecer diferentes contextos escolares famalicenses, interagir com alunos, professores e direções escolares, e observar práticas pedagógicas centradas na inovação, inclusão e articulação com o mundo do trabalho.
Sob o lema da
paz, solidariedade e cooperação entre os povos, valores fundadores da União
Europeia e pilares dos programas Erasmus+, este momento representou mais do que
uma celebração: foi a expressão de uma prática educativa comprometida com a transformação
social e com a formação de cidadãos conscientes, participativos e abertos ao
mundo. A
participação dos Clubes Europeus e de delegações internacionais inseridas em
mobilidades Erasmus+ reforçou a ideia de que as escolas são espaços de diálogo
entre culturas, onde se promove o respeito pela diversidade e se desenvolvem
competências para viver e intervir num mundo interligado.
O Agrupamento de Escolas Terras do Ave concluiu recentemente uma formação inovadora centrada no modelo Whole School Approach, uma abordagem integrada que visa envolver toda a comunidade educativa — alunos, professores, assistentes operacionais, encarregados de educação e entidades locais — na construção de uma escola mais inclusiva, participativa e promotora da cidadania democrática e global.
Ler maisNo âmbito do Pelouro da Interculturalidade e Integração e do Pelouro da Família do Município de Vila Nova de Famalicão decorreu, no dia 17 de Maio – Sábado, o Mercado das Famílias Interculturais, na Praça D. Maria II, das 10h às 18h.
O Agrupamento de Escolas de Gondifelos esteve muito bem representado com uma família de nacionalidade em São Tomé e Príncipe, onde pôde dar a conhecer os produtos e práticos típicos do seu país.
O projeto está implementado no nosso agrupamento para os alunos do 1º e 2º ciclo de ensino e este encontro deu continuidade à atividade interna que decorreu na escola sede do nosso agrupamento no dia 30 de abril e que contou com a presença dos alunos de 3º e 4º ano das turmas de todo o território e também dos alunos do 2º ciclo.
Ler maisThe visit aimed to promote intercultural exchange, collaborative learning, and insights into the Portuguese educational system.
The warm reception was organized by a dedicated team including teachers Carla, Marisa, Helena, and social educator Diana Silva.
A visita permitiu conhecer de perto o funcionamento de uma entidade ligada à produção e distribuição de energia, com especial enfoque nas práticas de sustentabilidade energética e no compromisso com o ambiente. Os alunos puderam colocar questões, observar equipamentos e compreender como é possível conciliar o consumo energético com a proteção ambiental.
Ler maisA valorização dos direitos humanos e da inclusão é visível nas
comemorações do Dia Internacional dos Direitos Humanos, do Dia
Internacional da Pessoa com Deficiência e do Dia Mundial da
Consciencialização sobre o Autismo, com exposições, sessões de
sensibilização e trabalhos colaborativos entre turmas e ciclos.
O AEG
tem também promovido a interação intergeracional com o projeto “Unir
Gerações e Partilhar Saberes”, no qual alunos e idosos da comunidade
participam em experiências conjuntas como desfolhadas, partilha de
tradições e atividades de expressão plástica, promovendo valores como o
respeito, a empatia e a solidariedade.
No âmbito da comemoração dos 200 anos do Nascimento de Camilo Castelo Branco e procurando
sensibilizar os estudantes para o significado deste autor e da sua obra literária a Câmara de Vila Nova
de Famalicão (VNF), através do projeto educativo e cultural municipal “De Famalicão para o Mundo”,
promoveu o concurso “Revisitar Camilo Castelo Branco duzentos anos depois – De Famalicão para
o Mundo”.
No âmbito das comemorações do centenário da instituição, a FIDE atribuiu a Mário Oliveira um Certificado de Reconhecimento pela sua nomeação como FIDE 100 Educator of the Year. Importa salientar que Mário Oliveira foi o único educador português a integrar esta restrita lista internacional de nomeados, o que reforça o prestígio e a relevância do trabalho que tem vindo a desenvolver no xadrez escolar e federado em Portugal.
Esta distinção internacional destacou o trabalho realizado ao longo de duas décadas, nomeadamente nas Escolas Didáxis – Vale S. Cosme (2003/2004-2018/2019), Didáxis – Riba de Ave (2013/2014-2023/2024) e no Colégio do Ave (2016/2017-2023/2024), na valorização do xadrez como instrumento pedagógico e pelo impacto positivo junto das comunidades escolares.
A participação famalicense destacou-se pelo compromisso com
a inovação educativa e pelo investimento em práticas pedagógicas potenciadoras
do desenvolvimento integral de toda a comunidade, desde crianças, jovens e
adultos. Durante o evento técnicos do município tiveram a
oportunidade de partilhar e aprofundar os projetos educativos de referência,
trocar experiências com outras entidades e reforçar parcerias estratégicas no
âmbito da educação e inovação.
Consciente de que a competição pelos talentos a nível internacional é cada vez mais intensa, a Câmara Municipal considera de elevado interesse a criação de incentivos e de condições mais amplas de atratividade dos territórios, constituindo-se estes como fatores positivos no processo de tomada de decisão individual sobre o local de eleição para trabalhar e viver.
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