No dia 20 de junho, os alunos finalistas do 4.º ano do 1.º Ciclo de Gondifelos viveram um dia muito especial, com uma visita às Piscinas Municipais. Esta atividade teve como principal objetivo celebrar o final de uma etapa importante no seu percurso escolar e assinalar a transição para um novo ciclo repleto de desafios e aprendizagens.
Ler maisNum final de tarde marcado pela alegria, a Escola de Gondifelos celebrou a festa de final de ano letivo, com destaque para os alunos finalistas do 1.º ciclo. A cerimónia contou com a presença de professores, famílias, alunos e amigos, que se reuniram para assinalar o encerramento de mais uma etapa no percurso escolar dos mais pequenos.
Ler mais Os Clubes do Desporto Escolar e Liga-te do AEG deram continuidade à atividade “Na primeira quinta-feira do mês mexe-te e conta os teus passos”, promovida nestes últimos anos letivos em articulação com a Liga Portuguesa Contra o Cancro e com a colaboração da Biblioteca Escolar.
Brincar não deverá ser apenas uma pausa entre as aprendizagens; é essencial ao desenvolvimento global das crianças. O brincar livre favorece competências cognitivas, emocionais e sociais, tal como destacam investigadores como Catherine Garvey, Peter Gray e Teresa Vasconcelos.
Ler maisO Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado (AEPBS), enquanto Centro de Avaliação de Exames Oficiais de Língua Francesa (DELF Escolar) desde 2008, orgulha-se de continuar a registar excelentes índices de sucesso. Este ano, cerca de 95% dos candidatos obtiveram aprovação nos exames de nível A1, A2 e B1, que atestam as competências linguísticas de acordo com os parâmetros do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
Ler maisNo passado dia 10 de julho realizou-se uma sessão de partilha dedicada à transição do pré-escolar para o 1.º ciclo, dinamizada pelo Gabinete de Avaliação e Intervenção Especializada do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado e dirigida aos encarregados de educação dos alunos que, no próximo ano letivo, iniciarão o 1.º ano de escolaridade.
No passado dia doze, decorreu na nossa escola a atividade "Portas
Abertas para o Mundo", um momento de partilha e integração dedicado aos
alunos estrangeiros que frequentam o agrupamento, com o objetivo de
promover a interculturalidade e o respeito pela diferença.
Os alunos
oriundos do Peru deram a conhecer aspetos da gastronomia do seu país e
partilharam a tradição da festa do Senhor dos Milagres, uma das
celebrações religiosas mais marcantes da cultura peruana. As alunas do
Bangladesh apresentaram as tradições associadas ao Ano Novo bengalês,
enquanto o aluno da Índia falou sobre os principais festivais indianos,
destacando a riqueza e diversidade cultural do seu país.
A pista do aeródromo do Clube de Aeromodelismo Vale do Ave (CAVA) foi o cenário escolhido, ao final da tarde de 27 de junho, para um momento muito aguardado: o lançamento do avião construído pelos alunos do 12.º E e por um aluno do 12.º H, do curso científico-humanístico de Ciências e Tecnologias, na opção de Física, do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado.
Ler maisA sessão decorreu num ambiente intimista e participativo, reunindo alunos das turmas 2TEL, 2 TIS e 2TCM para uma reflexão aberta e crítica sobre questões frequentemente silenciadas no universo masculino. Entre os temas debatidos estiveram a masculinidade tóxica, a agressividade associada aos padrões de género, a irresponsabilidade afetiva nas relações com as mulheres e os impactos emocionais da repressão dos sentimentos nos jovens.
Ler maisO cartaz recebeu o título “VAMOS DAR AS MÃOS AO PLANETA” e incluiu a imagem do planeta Terra rodeado por mãos pintadas com tinta em tons terrosos, simbolizando diversidade e união. Os alunos trabalharam em pequenos grupos, desenharam o planeta, pintaram e aplicaram aquarela com esponja. Também fizeram colagens e desenhos com marcadores e lápis de cor, representando casas, árvores e moradias — criando um planeta habitado e harmonioso.
Ler maisOs alunos do 10º ano dos Cursos Profissionais da Escola D. Sancho I
embarcaram numa autêntica viagem ao século XIV, através de uma visita
de estudo ao Mosteiro de Santa Maria da Vitória (Batalha) e ao Centro de
Interpretação da Batalha de Aljubarrota, no âmbito do estudo das
Crónicas de Fernão Lopes e de Os Lusíadas.
Ao longo do percurso, os
alunos não só pisaram o chão de pedra onde repousa o Mestre de Avis,
como também sentiram o eco das palavras do cronista régio que eternizou a
bravura portuguesa.
O projeto “Uma peça, um gesto” é uma iniciativa que tem como principal objetivo
incentivar a solidariedade e a responsabilidade social e ambiental em
através da doação consciente de uma peça de vestuário.
A proposta visa promover valores como a empatia, a generosidade e o
compromisso com o bem-estar coletivo, ao mesmo tempo que incentiva a reutilização de roupas, contribuindo assim para a sustentabilidade.