No âmbito do Programa Eco-Escolas e em articulação com o Professor
Sérgio Silva, docente da Oferta Complementar Ciência Viva, os alunos do
segundo ano deram um passo gigante na compreensão das energias
renováveis. Estes jovens cientistas não só construíram um painel solar,
como também exploraram as suas potencialidades de forma prática e
emocionante. Conseguiram estabelecer ligações elétricas e, com a força
dos raios solares que incidiam no painel fotovoltaico, fizeram funcionar
uma lâmpada, uma campainha e uma ventoinha!
Para enquadrar esta
experiência num contexto real e torná-la ainda mais impactante, os
alunos da turma J2 foram além: construíram uma maquete de uma casa que
conseguiram iluminar, fazer soar a campainha e ver girar a ventoinha,
unicamente com a energia solar do painel.
Jovens, oriundos de diferentes países, diferentes culturas, trocaram boas práticas, partilharam ideias inovadoras e a delinearam futuros projetos colaborativos! O foco principal foi apoiar a transição ecológica nas escolas europeias, através do intercâmbio de experiências e do incentivo à adoção de soluções criativas para promover a sustentabilidade nas comunidades educativas.
Durante três dias intensos, acolhemos um perito do Luxemburgo para uma formação especializada na elaboração de projetos Erasmus+. O objetivo? Capacitar as nossas equipas para planear e redigir candidaturas de elevada qualidade, promovendo a internacionalização da educação através de propostas inovadoras que impulsionam a inclusão, a sustentabilidade e a transformação digital. Aprendemos sobre as etapas práticas e estratégicas, desde a análise de objetivos à construção do impacto, sempre com foco no trabalho colaborativo e nas necessidades reais das nossas comunidades.
Ler maisNo Agrupamento de Escolas Terras do Ave, acreditamos que a
educação se estende para além da sala de aula. É com esse espírito que o
nosso Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família (GAAF) dinamiza, há vários
anos, um projeto de Férias de Verão que se tornou fundamental na vida
dos nossos alunos: uma semana de férias inesquecíveis, cheias de
descobertas e, acima de tudo, muito brincar.
Este projeto materializa
o "Direito à Cidade Educadora", onde a escola e a comunidade se unem
para oferecer um programa a tempo inteiro, garantindo o direito
fundamental das nossas crianças e jovens ao lazer, à diversão e ao
brincar.
A noite começou com um elegante jantar de gala, onde alunos, professores, assistentes operacionais e os elementos da direção do Agrupamento, se reuniram para partilhar memórias, celebrar a amizade e as conquistas alcançadas por estes jovens que terminam mais uma etapa da sua vida académica.
Ler mais“Brincar é uma coisa séria! É a principal e mais significativa ocupação da criança. E ocupação não é passar o tempo, assim como brincar não é apenas uma distração! Ocupação é toda e qualquer atividade significativa para a pessoa e brincar é, e deve ser, intensamente significativo para a criança. E porquê brincar? Brincar é o motor da imaginação, do pensamento e da socialização, essencial para a construção da identidade e para a aquisição de competências necessárias para a vida adulta.
Ler maisEste investimento visa a atualização constante dos fundos documentais das bibliotecas, assegurando a disponibilização de recursos atuais, diversificados e de qualidade. A renovação regular das coleções bibliográficas é essencial para responder às necessidades dos alunos, dos docentes e da comunidade educativa, contribuindo decisivamente para o enriquecimento curricular, o desenvolvimento pessoal dos estudantes e a promoção do gosto pela leitura.
Ler maisO programa “Valoriza-te” tem como principal missão preparar os jovens para a transição entre o mundo escolar e o mundo do trabalho, através do desenvolvimento de competências transversais de carreira. Pretende-se que os alunos adquiram ferramentas essenciais que lhes permitam tomar decisões escolares e profissionais de forma esclarecida e informada, facilitando o prosseguimento de estudos e a integração no mercado de trabalho.
Ler mais“A educação tem sido um dos nossos grandes eixos de investimento. A requalificação e ampliação dos edifícios escolares que temos no terreno é um exemplo visível desta nossa prioridade”, salientou o Presidente de Câmara, Mário Passos, que anunciou o arranque da empreitada na festa de encerramento do ano letivo da EB1 de Loureiro, na passada sexta-feira.
Ler maisO novo edifício escolar será construído na Rua dos Tanques, junto
às atuais instalações da Junta de Freguesia, e implica um investimento
municipal de 3 milhões euros.
“Queremos que as crianças tenham boas
condições para aprender, estudar e brincar e que o façam com alegria.
Estamos seguros de que esta obra será benéfica, tanto para os alunos
como para a comunidade educativa”, referiu ontem Mário Passos,
presidente da Câmara Municipal de Famalicão, recordando que junto à nova
escola nascerá também o futuro parque verde da freguesia.
Nesta primeira fase, as candidaturas destinam-se aos estudantes deslocados bolseiros que se encontrem a frequentar cursos de licenciatura, curso técnico superior profissional e mestrado nos estabelecimentos de ensino superior sediados em Vila Nova de Famalicão no ano letivo 2024/2025 e aos estudantes que se encontrem a frequentar cursos de licenciatura, curso técnico superior profissional e mestrado e que receberam, durante o ano letivo 2024/2025, complemento de alojamento fora da residência, e que pretendam alojamento para o ano letivo 2025/2026.
Ler maisNa manhã do passado dia 9 de maio, nos Paços do Concelho,
celebrou-se mais um Dia da Europa em que se assinalou também os 40 anos
da adesão de Portugal à CEE (Comunidade Económica Europeia).
Esta
iniciativa contou com os alunos dos clubes europeus de Famalicão, do
edil famalicense, Mário Passos, entre outras personalidades locais, que
ouviram o Hino da Europa ser interpretado pela orquestra da ArtEduca.