Os alunos do 7º. e 8.ºanos construíram diversos projetos usando sólidos, figuras geométricas, os números, as isometrias, projetos muito originais a três dimensões. Por sua vez, os alunos do 9.ºano desenvolveram o projeto “Explorando a Beleza da Espiral de Teodoro" e criaram desenhos combinando arte e matemática de maneira muito criativa. Os alunos do 11.ºano investigaram sobre “A Conexão entre Sucessões e Fractais: A Arte da Matemática e a Matemática na Arte” e desenvolveram posters que elucidam as conexões entre estes conceitos matemáticos destacando a sua fascinante beleza.
Ler maisCom a alma generosa e a voz pausada, Moita Flores conduziu-nos pelos meandros da sua experiência, desvendando o turbilhão interior que acompanha o processo criativo. Falou-nos das dores do bloqueio, da luta silenciosa para dar vida à palavra e, mais comovente ainda, da angústia que sente ao pôr fim à existência de um herói nas suas novelas. Contudo, foi no amor profundo por cada personagem que habita os seus romances, novelas e guiões que ele encontrou o verdadeiro sentido da escrita: um abraço constante à vida, com todas as suas fragilidades e gloriosas vitórias.
Ler maisO evento foi idealizado e organizado pelo aluno Gonçalo Santos, da turma 1105, que começou a desenvolver o projeto no ano letivo 2023/2024, após uma apresentação oral na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) sobre o tema "O que gostava de ser no futuro". Durante dois anos, o evento esteve em planeamento até se tornar realidade com a ajuda da professora da disciplina, Isabel Filgueiras, da Direção deste agrupamento e do gabinete do GAAF e SPO.
Ler maisOs alunos escreveram declarações de amor a toda a comunidade e ao Planeta Terra nas disciplinas de Inglês, Português e Área de Integração, numa atividade que procurou promover a inclusão de todos numa "aldeia" cada vez mais global e multicultural. As mensagens foram transformadas em códigos QR coloridos, que foram afixados na escola, e o jardim também foi decorado para a ocasião, de forma a criar o ambiente perfeito para sensibilizar todos para a importância de cuidar do nosso Planeta e adotar comportamentos mais sustentáveis.
Ler maisO Clube de Robótica seria um clássico na FORAVE, não fosse a permanente evolução que a tecnologia e a programação exigem e as competências de programação que a equipa técnica procura desenvolver nos jovens, com linguagens atuais e utilizando a metodologia de Design Thinking, que permite desenvolver o raciocínio lógico com base na criatividade, multidisciplinaridade e trabalho em equipa para enfrentar e resolver desafios e problemas.
Com presença anual na Escola de Ribeirão e na RoboParty da Universidade do Minho, o Clube de Robótica tem vindo a desenvolver o gosto pela programação nos alunos do Ensino Básico e a despertar vocações na área da Automação e Robótica.
Esta campanha que a FORAVE desenvolve anualmente tem como objetivo geral a sensibilização da comunidade para a promoção de práticas corretas relativamente aos pneus novos e usados através da reciclagem e valorização e é enquadrada nos conteúdos do Plano Curricular das disciplinas de Físico Química e da Área de Integração. A ação alcançou cerca de 300 pessoas, incluindo alunos e colaboradores. As turmas do 1º ano dos Cursos Profissionais foram envolvidas no concurso “Ideias ValorPneu”.
Ler maisA Didáxis esteve representada pelos alunos Diogo Pinto, Duarte Dias, Hlib Doloban, Leonor Morais, Maria Bernardes, Miguel Araújo, Rafael Fernandes e Rita Pereira, contando ainda com o João Borges, que desempenhou o papel de árbitro.
A prestação dos nossos alunos foi muito boa, com destaque para:
Diogo Pinto - 1.º classificado
Hlib Doloban - 2.º classificado
Na competição feminina, também houve motivos de celebração:
Maria Bernardes - 3.ª classificada
Rita Pereira - 4.ª classificada
O jovem xadrezista Gil Costa, aluno famalicense do 12.º ano da Didáxis – Riba de Ave, foi o grande destaque do 1.º Encontro Distrital de Xadrez Escolar – Série C, ao vencer a competição absoluta e juvenil com uma prestação 100% vitoriosa: 5 vitórias em 5 jogos.
Ler maisA convite da Associação de Estudantes da Escola Profissional, a Dra. Ana Moreira, nutricionista, esteve na Didáxis para falar com os alunos de Desporto e Cozinha/Pastelaria sobre nutrição desportiva.
Ler maisO Grupo de Ginástica Acrobática da E.B. 2,3 Júlio Brandão somou prémios na 2ª Competição de Ginástica Acrobática e de Grupo, que aconteceu no passado dia 21, no Pavilhão das Lameiras, organizada pela Escola E.B.2,3 Júlio Brandão.
Em ambas as especialidades, os resultados corresponderam às expectativas, tendo conquistado o 1º, 2º e 3º Lugar de Trios Femininos de Nível Avançado; o 1º e o 2º Lugar de Pares mistos de Nível Avançado; o 1º Lugar de Pares Femininos de Nível Avançado; o 1º Lugar de Pares Femininos de Nível Elementar e o 2º lugar de Ginástica de Grupo.
As experiências incluíram a produção de biodiesel, a análise qualitativa de proteínas, de cafeína e de antioxidantes em produtos de consumo, o uso de tecnologias no tratamento de efluentes industriais e a extração de pigmentos de plantas, entre outras. Os alunos tiveram, ainda, a oportunidade de se esclarecer sobre os cursos existentes no ISEP e do potencial dos mesmos para integrar profissões promissoras no futuro, que ajudem as nossas sociedades a avançarem para o desenvolvimento sustentável.
Ler maisDe 9 a 15 de fevereiro, doze alunos do ensino secundário do AECCB, acompanhados por duas docentes, participaram num Erasmus em Torremaggiore, Itália. A temática “Heritage in harmony and sustainable cultural tourism” permitiu a descoberta do património cultural da cidade, bem como a planificação de um projeto sobre sustentabilidade que fosse viável de ser de implementado nesta urbe italiana.
Ler mais