Considerado o maior evento de robótica educativa do mundo, realizou-se no Campus de Azurém da Universidade do Minho, em Guimarães, de 05 a 07 de março. Durante três dias e duas noites, mais de 400 participantes, distribuídos por 100 equipas, tiveram a oportunidade para aprender e ensinar a construir robôs móveis autónomos, aprender a soldar placas eletrónicas, aplicar aprendizagens de mecânica e programação, devidamente acompanhados por professores.
Ler maisCom esta atividade tomamos mais consciência que é urgente cuidar do nosso planeta e reciclar já que os recursos, que a natureza tão generosamente nos oferece, são finitos e por isso devem ser reaproveitados e usados de uma forma consciente.
Ler maisNo passado dia 24 de março, Dia do Estudante, realizou-se na nossa escola a votação das propostas apresentadas pelos alunos no âmbito do Orçamento Participativo das Escolas (OPE).
Após a contagem dos votos, os resultados destacaram a proposta vencedora com 63 votos:
Proposta A – “Mesas de ping pong”.
Todos os dias da semana, entre as 09:00h e as 17:00h, os 16 alunos do 7º2 juntavam-se na Sala Mais para conhecer e trabalhar as competências associadas à filosofia UBUNTU, “eu sou porque tu és”, isto é, eu só sou pessoa através das outras pessoas, despertando em cada um o cuidar do outro e do planeta, através do autoconhecimento, da autoconfiança, da resiliência, da empatia e do serviço.
Nesta semana, foram desenvolvidas diversas atividades que proporcionaram momentos de partilha, aprendizagem e convívio entre os estudantes das duas nacionalidades.
Esta mobilidade reforçou os laços entre os alunos portugueses e espanhóis, incentivando a troca de conhecimentos e o desenvolvimento de uma cidadania europeia mais ativa e consciente.
A frase "é preciso uma aldeia para educar uma criança" vai além da educação formal e interliga-se diretamente à ideia de que a educação é uma responsabilidade coletiva e fundamental para a construção de uma sociedade mais inclusiva. Quando essa educação se estende para a aprendizagem ao longo da vida, torna-se uma ferramenta poderosa para promover a inclusão social, oferecendo oportunidades de aprendizagem contínua para todos, independentemente da sua idade, origem ou condição social.
Ler maisCom o apoio do Goethe-Institut, o clube garante um ensino de qualidade e certificação reconhecida internacionalmente. Além disso, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão apoia a iniciativa através da disponibilização de materiais didáticos essenciais, permitindo que todos os participantes tenham acesso aos recursos necessários para uma aprendizagem eficaz.
Ler maisDurante a estadia, os alunos italianos viveram com famílias de estudantes do AEPBS, permitindo-lhes uma verdadeira imersão na cultura e no dia a dia português. Este tipo de experiência torna a aprendizagem mais autêntica e incentiva a comunidade escolar e local a participar ativamente na iniciativa.
Ler maisFoi um dia de aprendizagem intensa, troca de ideias e contacto direto com a investigação de ponta na área da Física, deixando nos participantes a inspiração para explorar novos horizontes científicos.
Ler maisO polo AEPBS do Centro Qualifica arrancou com dois novos grupos do Processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) de nível secundário, em parceria com a empresa Riopele. Para garantir que todos os interessados possam participar, as sessões decorrem em dois horários – um de manhã e outro à tarde –, permitindo que os colaboradores conciliem a formação com os diferentes turnos de trabalho.
Ler maisNão é que as do passado fossem de estudo, mas eram visitas. Viajava-se pouco, não havia tantas autoestradas e a mobilidade eram mais lentas. Poderia haver um relatório, minoritário, a descrever ou relatar o que se via. Mais nada. Mas o mais importante era mesmo a visita, ou a alegria da ocorrência, sempre feita de curiosidade, de espectativa, de alegria, de música, de cantares e, sim, de estridência.
Ler maisDurante a sessão, os agentes da PSP explicaram o rigoroso treino dos cães, desde a socialização até à especialização em deteção de drogas, explosivos e pessoas desaparecidas. Os alunos puderam assistir a demonstrações práticas das capacidades dos cães, incluindo exercícios de obediência, busca e imobilização de suspeitos.
Ler mais