O Clube UBUNTU do AECCB assinalou a comemoração da libertação de Mandela (11 de janeiro de 1990) com uma exposição imersiva (11 a 14 de fevereiro), que pretendeu destacar o papel de Nelson Mandela na defesa dos Direitos Humanos e dar a conhecer um pouco melhor alguns dos aspetos da vida deste ícone da liberdade, o contexto social do "apartheid" contra o qual lutou, bem como outras áreas em que nos deixou um importante legado.
Ler mais
Nos meses de janeiro e fevereiro, o Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família
(GAAF) dinamizou um Programa de Educação Parental, direcionado a pais e
encarregados de educação das escolas envolvidas no projeto Whole School
Approach – Escola Básica de Bairro, Escola Básica de Delães, Escola Básica
de Ruivães e Escola Básica de Riba de Ave. Com a participação ativa de 15
famílias, esta iniciativa reforçou a importância da cooperação entre escola e
família para o sucesso educativo e o bem-estar dos alunos.
No âmbito do programa Erasmus+, uma equipa de professores do Agrupamento de Escolas Terras do Ave teve a oportunidade de participar numa experiência inovadora de Job Shadowing numa prestigiada Escola Europeia em Luxemburgo. Esta iniciativa, que promove a criatividade, o empreendedorismo e a inovação no ensino, contou ainda com a participação de duas professoras de Barcelona e duas da Grécia, reunindo um total de nove profissionais de diferentes países.
Ler maisCrianças e jovens deram vida a personagens icónicas, transformando-se, por um dia, em reis, damas, guerreiros, poetas e figuras do universo literário de Camões e Camilo. Os diferentes desfiles percorreram as ruas nas localidades das escolas num espetáculo de cor e expressão, onde alunos e docentes vestiram-se a rigor para homenagear grandes obras da literatura portuguesa. De Luís de Camões, o poeta épico, a Camilo Castelo Branco e as suas trágicas histórias, a diversidade de trajes refletiu a riqueza do nosso património literário.
Ler maisA mobilidade incluiu também uma visita ao Departamento de Educação Ambiental, onde investigaram soluções criativas para os impactos das espécies invasoras nos ecossistemas. A receção oficial no Ayuntamento de Getxo destacou estratégias de desenvolvimento sustentável, empreendedorismo e inovação, inspirando novas perspetivas sobre a relação entre educação e crescimento económico.
Outro ponto alto foi a exploração da Ponte de Biscaia, Património da UNESCO, e da zona costeira, onde refletiram sobre a importância do comércio e da engenharia na evolução da cidade. No regresso, visitaram o Museu da Evolução Humana em Burgos, ampliando conhecimentos sobre inovação e adaptação ao longo da história.
Mais do que um exercício de cidadania, esta assembleia incentivou os alunos a assumirem um papel ativo na resolução de desafios do quotidiano escolar. Foram debatidos temas essenciais como a melhoria das instalações, a dinamização de atividades extracurriculares e estratégias para tornar o ambiente escolar mais inspirador e participativo. O encontro destacou a importância da criatividade e da inovação na construção de soluções eficazes para um ambiente educativo mais envolvente.
Ler maisEsta distinção é o reflexo do compromisso e esforço contínuo da Comunidade Educativa em promover um ambiente escolar saudável e propício ao desenvolvimento integral dos alunos. Agradecem o empenho e dedicação e esperam que esta distinção sirva como estímulo para futuros sucessos no âmbito do bem-estar escolar.
Ler maisO vídeo partilha evidências de atividades relevantes, desenvolvidas no âmbito do projeto vencedor, bem como um breve testemunho sobre o impacto do projeto nas aprendizagens dos alunos.
Ler maisDurante o mês de janeiro, nas diferentes escolas do 1.ºCiclo do AEG - EB1 de Gondifelos, EB1 de Cavalões e EB1 de Outiz, foram realizadas ações de sensibilização sobre o “Impacto da Tecnologia no Desenvolvimento Infantil”, tendo como público alvo pais e/ou encarregados de educação.
Ler maisOrientada pelos professores Carlos Bom e Abílio Castelo Branco, a atividade proporcionou aos participantes o conhecimento sobre esta tradição carnavalesca e a oportunidade de dar asas à criatividade. O momento culminou numa vibrante exposição, onde os professores e assistentes operacionais apresentaram as suas próprias recriações das máscaras, combinando tradição e imaginação.
Ler maisDuas alunas de 7º ano
desenvolveram o seu PARA (Plano de Autonomia e Responsabilidade do Aluno)
envolvendo os DTse incitando os colegas a escrever cartas de amor para o
"Correio de S. Valentim". As reações de alegria durante a leitura
animaram muitos corações neste dia.
Os alunos foram convidados a decorar um coração e
a escrever sobre “quem cabe no coração de cada um”. Esta atividade ajudou-os a
refletir sobre o valor das relações afetivas e o impacto que elas têm na
construção de um ambiente familiar e escolar mais acolhedor e harmonioso.