Na semana de 31 de março a 4 de abril, os alunos do 1.º ao 3.º ciclo receberam um TPC diferente: cinco pequenos desafios diários dedicados ao afeto, ao bem-estar emocional e à partilha em família.
Promovida pelo Gabinete de Apoio ao Aluno e à Família, esta iniciativa teve como inspiração a abordagem Whole School Approach, que defende uma escola centrada na pessoa, envolvendo toda a comunidade educativa na promoção do desenvolvimento integral dos alunos.
A liberdade de expressão e de opinião é a base para que os estudantes se tornem protagonistas do seu crescimento pessoal e académico, desenvolvendo competências essenciais para a sua formação integral. As assembleias de turma e a participação dos alunos na escolha dos seus representantes — delegados e subdelegados — são expressões concretas dessa liberdade, promovendo uma cidadania ativa e responsável, como preconizado no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Ler maisOs nossos alunos do 6º e do 7º ano participaram ativamente no “Bebras”, o maior desafio de pensamento computacional!
Nesta atividade participaram 264 alunos na categoria Benjamins (143 do 5ºano e 121 do 6ºano) e 97 alunos na categoria Cadetes (97 do 7ºano). A escola optou pela participação digital, promovendo a utilização dos meios tecnológicos e motivando para as tecnologias.
A Escola de Ribeirão foi recentemente distinguida com o Selo de Escola eTwinning, um reconhecimento europeu que destaca o compromisso da escola com práticas de ensino inovadoras, colaboração internacional e a promoção de uma educação de qualidade.
O Selo de Escola eTwinning distingue instituições que demonstram liderança na adoção de práticas educativas inovadoras, na integração das tecnologias digitais e na valorização da colaboração entre escolas a nível europeu.
A turma L3A da Escola Básica de Lousado conquistou o primeiro lugar na fase municipal das Olimpíadas da Cidadania, um concurso interativo que avalia os conhecimentos dos alunos em áreas como património local e nacional, História de Portugal, Educação para a Cidadania, Matemática e Português.
Ler maisNo próximo dia 17 de junho, representará o Desporto Escolar do distrito no escalão sub11 na fase nacional, na Cidade do Futebol, em Oeiras.
Parabéns às jogadoras, ao treinador José Carneiro e a toda a comunidade escolar que apoia e promove o desporto como ferramenta de inclusão, igualdade e desenvolvimento integral.
Logo pela manhã deu-se a receção de boas-vindas e agradecimento às entidades convidadas, que contou com a presença do senhor Vereador da Educação, Augusto Lima, dos senhores presidentes de junta e de várias entidades parceiras (várias escolas do concelho presentes com os seus stands e respetivas ofertas educativas) ao ritmo de grupos de Dança e de Música desta escola ribeirense.
Ler mais O convite feito foi acolhido por todas as Mães ou por quem
as representou e, assim, vieram viver momentos preparados com muito amor
e carinho pelos alunos(as), professoras e assistentes operacionais.
Tudo isto aconteceu num espaço da cantina cuidadosamente decorado para o
efeito.
Neste fim de tarde, viveu-se um verdadeiro tributo ao amor e à dedicação de todas as Mães, as rainhas da vida nos nossos alunos".
Interpretada por alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Gondifelos, estreou-se, no passado 12 de abril, o espetáculo “Tás a Rir do Quê?”, no Teatro Narciso Ferreira, uma iniciativa promovida pelo Município de Famalicão no âmbito do projeto "Há Cultura 2024-2027", em coprodução com o Teatro Narciso Ferreira, e cofinanciada pela União Europeia, através do Programa Regional NORTE 2030. Contou ainda com o apoio da Comissão Social Inter-Freguesias de Gondifelos, Cavalões, Outiz e Louro.
Ler maisNo dia 30 de abril, no período da manhã, o Desporto Escolar sobre Rodas promoveu mais uma atividade - Gincana de bicicleta desta vez preparada para todos os alunos do Agrupamento que frequentam o 3º e 4º ano (primeiro ciclo), e também para os alunos do segundo ciclo cujas turmas estavam envolvidas no Torneio de Gira-Volei.
Ler maisTirámos fotos coisa e tal e, depois, fomos levados para o Porto e "piquenicámos" à sombra das árvores nos relvados de Serralves. Aquilo é que foi caminhar: tanta arte e natureza para explorar! Ainda por cima estava bom tempo, pelo que foi um sobe e desce constante para lá e para cá, muitas selfies e também andámos pelo roseiral… “Monte Falso”, “Espelho do Céu”, “Travessia”, jardim das aromáticas, Aristide Maillol, Cabrita e o lago, o charco e as rãs, a ovelha e o burro, o dente-de-leão. Perseverança!
Ler maisAcompanhamos cada aluno como um ser único. Sabemos que o sucesso
não se mede apenas por notas, mas pelo desenvolvimento de competências,
atitudes e valores. Neste sentido, adotamos uma abordagem centrada na
pessoa, promovendo o bem-estar emocional, a inclusão e a equidade. A
escola não é apenas espaço de aprendizagem, é também espaço de vida,
onde se constroem relações de confiança e se promovem oportunidades para
todos.
A melhoria contínua é um dos pilares da identidade do AEG.
Sustentamo-la em processos de autoavaliação, escuta ativa e inovação
pedagógica. Monitorizamos regularmente os nossos indicadores de
desempenho e, com base neles, repensamos práticas, ajustamos
metodologias e reforçamos o trabalho colaborativo. Acreditamos que a
evolução é feita com reflexão, partilha e humildade institucional.