A turma 8.1 da Didáxis foi uma das vencedoras nacionais do Concurso Final da 14.ª edição do No Poupar Está o Ganho.
Com o projeto PoupaDIX, os alunos da Didáxis foram premiados com uma viagem no Cruzeiro das Pontes.
Esta atividade designada “Uma manhã na Quinta” foi organizada pelos professores com o objetivo de os aproximar da natureza.
Durante a visita, colaboraram na desfolhada e vindima: tiveram a oportunidade de colher frutos e legumes típicos da estação: milho, uvas, figos, maçãs, tomates, pimentos e melancias. No final, recolheram na Quinta do Sr. José alguns produtos naturais para posteriormente elaborarem Trabalhos de Expressões na escola.
Trata-se de uma intervenção estrutural profunda que permitiu reabilitar a estrutura já existente e edificar um edifício dotado com as mais modernas tecnologias, destinado a salas de aula, laboratórios, auditório, reprografia, sala de professores, recreio coberto e ao ar livre (anfiteatro), assim como amplas zonas de circulação.
Ler maisSem sair da sala de aula, para o exótico arquipélago da Nova Caledónia.
Guiados pela assistente Erasmus Maud Godin, que viveu 13 anos nesta fascinante coletividade francesa no Pacífico, os alunos mergulharam nas maravilhas geográficas e culturais desse território a mais de 17.800 km de distância de Portugal.
Durante as aulas de Inglês, Francês e Espanhol, os alunos envolveram-se em momentos de partilha e aprendizagem, que lhes permitiram compreender a relevância da diversidade cultural e linguística a que todos pertencemos. Vários espaços do agrupamento foram decorados com postais temáticos, simbolizando as viagens que o domínio de línguas estrangeiras pode proporcionar.
Ler maisNo passado dia 27 de setembro, o Agrupamento Padre Benjamim Salgado voltou a brilhar na Noite Europeia dos Investigadores (NEI), com uma participação notável nas áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Com uma mistura de arte, engenho e muita energia positiva, os alunos demonstraram, uma vez mais, o espírito inovador e a capacidade de representar o Agrupamento com excelência.
A convite da Fundação da Juventude, parceira deste importante evento, o Clube Hands On Science do Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado (AEPBS) marcou presença no dia 29 de setembro. A ex-aluna Marta Beatriz Pacheco apresentou o projeto "EcoTex", desenvolvido no ano letivo anterior, demonstrando como inovação e sustentabilidade podem andar de mãos dadas.
Ler maisNeste ano letivo são quase 1900 os alunos que escolheram esta via de ensino como uma aposta de futuro.
No
concelho estão também a nascer sete novos Centros Tecnológicos
Especializados (CTE), uma nova geração de escolas que vão impulsionar o
ensino profissional e tecnológico.
Destaque para a presença dos sete agrupamentos escolares, bem como, da Universidade Lusíada, CESPU, CITEVE e CENTI, que deram a conhecer ao público presente mais de 30 projetos de ciência.
Ler maisO Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, dirigiu a toda a comunidade educativa, no 1º dia de aulas, os seguintes votos:
“Hoje pela manhã acompanhei o retomar das aulas nas escolas. E os sorrisos que encontrei nos alunos na ?????? ??? ?? ?????????? espelham a alegria de voltar, de reencontrar amigos e de (re)começar um novo ano escolar.
Tenham todos um bom ano letivo!”
A grande fatia deste orçamento – 23 milhões - vai para as obras em curso ou por arrancar no parque escolar concelhio. Mário Passos fala “num conjunto de intervenções estruturantes para garantir uma educação com cada vez mais qualidade em Vila Nova de Famalicão”.
É o caso da tão reclamada requalificação e ampliação da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, em Joane, que deverá arrancar no final do primeiro período, mas também da ampliação e remodelação da Escola Básica do 1.º Ciclo Senador Sousa Fernandes, da construção do novo JI Delães e do novo Centro Escolar de Brufe e da reabilitação da Escola Básica de Seide.
O Ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, apontou o Município de Famalicão “como um dos melhores exemplos do país” por colocar “a qualificação da sua população” no cento da “estratégia de desenvolvimento do concelho”.
Ler mais