Foi num ambiente de alegria que, durante toda a manhã, os alunos das Escolas Básicas D. Maria II e Conde de Arnoso tiveram oportunidade de experimentar todas as atividades. Do Atletismo ao Xadrez, passando pelo Badminton, DE Escola Ativa, DE Sobre Rodas, Desportos Adaptados e Ténis, a adesão não podia ter sido mais entusiástica.
Ler maisA Equipa da Escola Conde de Arnoso venceu todos os jogos do seu grupo tendo sida apurada para a final do torneio.
É de destacar o facto de a equipa representar o Agrupamento de Escolas D. Maria II/Escola Conde de Arnoso pelo terceiro ano consecutivo neste evento internacional, tendo obtido, nas três participações, um terceiro lugar na primeira edição e o segundo nesta última.
As alunas Francisca Cândido, Helena Silva, Inês Santos, Joana Costa, Lydia Andrikopoulos, Mariana Carneiro e Matilde Lopes, acompanhadas das professoras Cristina Bem e Teresa Martins, apresentaram o trabalho desenvolvido, no âmbito do Projeto MARKA – Ciência Local, Conhecimento Global, com o tema “Macroinvertebrados de água doce e a sua importância na determinação da qualidade dos cursos de água”.
Os alunos do 12.º ano do AECCB — Duarte Faria, Leonor Peniche e Nuno Oliveira — participaram no Encontro Nacional da Rede de Autarquias pela Igualdade, no Centro de Estudos Camilianos. Integraram a mesa-redonda “O Papel dos Homens e das Masculinidades na Promoção da Igualdade de Género: A Escola e a Desconstrução de Estereótipos”, moderada pela professora Raquel Azevedo.
O programa incluiu observação de aulas, projetos europeus, clubes de discussão e a interação escolar com encarregados de educação, promovendo o enriquecimento mútuo com as professoras da Kuressaare Nooruse Kool, da Estónia.
Ler maisAs atividades incluíram uma reunião de articulação com docentes, uma palestra sobre nutrição no desporto e a sessão de abertura do ano letivo, que contou com testemunhos de ex-alunos e representantes institucionais. O dia terminou com uma expressão simbólica dos valores UAARE e momentos culturais protagonizados por alunos.
Ler maisNo contexto do projeto UNESCO e articulado com o projeto “De Famalicão Para o Mundo”, o AECCB promoveu a palestra “Crianças em Cenários de Guerra”, integrada na Semana Branca pela Paz. O evento congregou alunos portugueses e ucranianos que partilharam reflexões e testemunhos comoventes sobre os impactos da guerra.
Ler maisNo ano letivo anterior, os alunos do Clube de Empreendedorismo lançaram um projeto muito especial: criar atividades que libertassem os colegas dos ecrãs e incentivassem o convívio, a criatividade e a diversão durante os intervalos.
Ler maisAo longo do encontro, foi possível conhecer boas práticas de diferentes organizações e participar em workshops e debates que abordaram temas ligados à inclusão e diversidade no contexto educativo e social.
Foram dias intensos e enriquecedores, que permitiram não só aprofundar conhecimentos, mas também abrir portas a novas colaborações internacionais.
Um dos
momentos mais significativos foi a criação de um mural coletivo na entrada da
escola — um projeto artístico que envolveu alunos e voluntários num trabalho
colaborativo. Mais do que um gesto estético, o mural simboliza a união, a
solidariedade e o sentimento de pertença que definem a nossa comunidade
educativa.
A participação neste evento foi muito mais do que uma simples mostra científica. Representou um momento de valorização do trabalho desenvolvido em contexto escolar, evidenciando como a ciência pode e deve estar ao serviço da comunidade educativa. Projetos como este são fundamentais para estimular a curiosidade, promover a literacia científica e fomentar uma consciência ambiental responsável, preparando os alunos para os desafios do futuro.
Ler maisEsta iniciativa procurou assegurar uma transição harmoniosa entre o 1.º e o 2.º ciclo, promovendo a continuidade de um projeto educativo sólido e coerente, onde cada aluno é acompanhado de forma próxima e personalizada. Mais do que um conjunto de atividades, foi um momento para reforçar a ideia de que a escola é um espaço de todos e para todos, onde cada criança encontra apoio, compreensão e oportunidades para crescer.
Ler mais