Este projeto, financiado pelo programa ERASMUS+, envolveu também a
Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e a escola ROC Mondriaan, da
Holanda.
Ao longo de 18 meses, as três instituições colaboraram
com o objetivo de promover o ensino e a formação profissional junto dos
jovens, transformando os alunos em verdadeiros embaixadores dos seus
cursos. Através de campanhas nas redes sociais, protagonizadas pelos
próprios alunos, foi possível apresentar uma visão autêntica e
inspiradora do ensino profissional em Portugal e na Holanda,
contribuindo para combater os preconceitos ainda associados a este
percurso educativo.
No âmbito do Pelouro da Interculturalidade e Integração da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, e para assinalar o Dia da Diversidade Cultural, que se comemora no dia 21 de Maio, a Forave aceitou o desafio lançado e promoveu uma manhã em que a comunidade celebrou a “diversidade cultural” já existente na escola, usando cada um uma peça de vestuário ou acessórios da sua cultura, de modo a contribuir para a tomada de consciência das diferenças e semelhanças, sensibilizando também para a integração saudável e digna dos imigrantes.
Ler mais A iniciativa, centrada na partilha de saberes, culturas e práticas educativas, marcou uma semana intensa de atividades e convívio entre jovens portugueses e noruegueses.
Um dos momentos mais significativos desta mobilidade foi o acolhimento dos estudantes nórdicos por famílias portuguesas. A hospitalidade demonstrada foi destacada como um dos pilares do sucesso do intercâmbio, fortalecendo laços de amizade e promovendo uma vivência intercultural autêntica.
Entre os dias 6 e 9 de maio, o Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado (AEPBS) recebeu 27 alunos e professores vindos da Turquia, Sérvia e Letónia, no âmbito da mobilidade de alunos do projeto Erasmus+ Code for Climate Change, coordenado por Portugal. Esta iniciativa reuniu jovens e docentes para trabalhar em conjunto na sensibilização e busca de soluções para os desafios ambientais que o mundo enfrenta.
Ler maisO programa incluiu momentos
musicais, performances, exposições, workshops, ginástica, declamações e até
moldura humana, envolvendo alunos de diferentes anos e disciplinas. O evento
destacou-se também pela participação ativa da comunidade educativa e pelas
parcerias com a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e outras entidades
locais, reforçando o papel da escola como espaço de encontro e partilha
cultural.
O Agrupamento de Escolas Padre Benjamim Salgado promoveu mais uma
sessão do Ciclo de Partilhas sobre Educação Inclusiva, dedicada ao tema
“As respostas sociais existentes no nosso concelho para alunos com
necessidades específicas”.
O encontro reuniu professores,
técnicos especializados e membros da comunidade educativa, que tiveram a
oportunidade de ouvir, aprender e refletir sobre as diferentes formas
de apoio disponíveis no concelho para alunos com necessidades educativas
específicas.
Entre os 30 finalistas apurados de um universo de mais de 300
participantes de todo o país, esteve o aluno Pedro Gonçalves, do 12.º E,
que brilhou ao alcançar um extraordinário 5.º lugar. O Pedro tinha
garantido a sua vaga na final depois de uma prestação notável na
eliminatória de 9 de abril.
Este resultado coloca-o agora num grupo
de elite: o restrito conjunto dos 10 “olímpicos” que representarão
Portugal nas Olimpíadas Ibero-Americanas de Informática (OII’2025),
prova que decorrerá à distância.
No âmbito dos Projetos de Cidadania das turmas 1
TMI TPF e 2 TMI, a Escola D. Sancho I recebeu a PSP – Escola Segura para duas
palestras de grande relevância, dirigidas aos alunos, sobre “A Problemática do
Álcool e das Drogas” e “Bullying e Ciberbullying”. As sessões tiveram como objetivo informar,
alertar e promover a reflexão sobre temas que afetam diretamente o bem-estar
físico e emocional dos jovens.
No passado dia 22 de maio, a Escola D. Sancho I foi palco da apresentação do projeto "Pod's Dar Voz às Tuas Causas", dinamizado pela turma 905, com o objetivo de dar visibilidade às causas sociais defendidas pelos nossos alunos, com especial enfoque no voluntariado juvenil na área do bem-estar animal. O projeto materializou-se na gravação de um podcast, transmitidos pela rádio Antena Minho, onde os alunos entrevistaram uma colaboradora do Centro de Recolha Animal de Famalicão, que respondeu às perguntas sobre o trabalho de voluntariado no CROA e partilhou as suas experiências relativamente ao trabalho realizado para a proteção dos animais em risco.
Ler maisEsta atividade foi desenvolvida no âmbito do Projeto “ De Famalicão para o mundo”, em articulação com a Biblioteca Escolar e tem como objetivo valorizar e divulgar uma figura inspiradora que dá nome à nossa escola. Assim, promovemos ao mesmo tempo a criatividade, a escrita e o gosto pela leitura.
Ler maisEsta experiência teve como principal objetivo proporcionar aos
alunos uma oportunidade única de desenvolvimento pessoal, académico e
profissional em contexto europeu.
Durante este período, os alunos
estiveram integrados em diversas empresas locais, de acordo com as suas
áreas de formação, permitindo-lhes adquirir novas competências e
fortalecer a sua autonomia e sentido de responsabilidade.
Os alunos Daniel Lima, José Araújo, Tiago Pinheiro e Tomás Gomes,
do 10º Ano do Curso Profissional Técnico de Informática – Sistemas,
conquistam o 1.º lugar no concurso Hackathon de Empreendedorismo,
realizado no dia 21 de maio no CITEVE, com o projeto “Estendal
Inteligente”.
Esta edição reuniu mentes criativas, inovadoras e
empreendedoras e teve como objetivo estimular a criação de ideias de
negócio com potencial real de implementação.