Provas decorrem de 18 a 21 de novembro, em vários pontos do concelho e abrange os escalões infantis aos juniores.
Ler maisA jovem equipa representou Portugal com o projeto “Warm me up!”, um coletor solar de baixo custo desenvolvido no âmbito dos projetos de ciência do Agrupamento e premiado no Concurso Nacional de Jovens Cientistas 2025, promovido pela Fundação da Juventude.
A LISE 2025 reuniu centenas de jovens cientistas provenientes de 27 países, desde a China ao México, passando por nações como o Zimbabué, Israel e Brasil, num ambiente de partilha científica e intercâmbio cultural
Nos voos de ensaio e aquisição de dados, o planador perdeu a conexão com o rádio e acabou por cair de 300m de altura.
Finalmente, após 3 meses perdido, o planador foi recuperado e reconstruído. Pronto a voar novamente e a cumprir a sua missão.
O LIP4Schools é um projeto-piloto que decorrerá ao longo do ano letivo de 2025/2026, envolvendo um grupo restrito de escolas convidadas de todo o país. O seu principal objetivo é promover o ensino e a aprendizagem da Física de Partículas junto de alunos e professores do ensino secundário, reforçando a ligação entre ciência, tecnologia e educação.
Ler maisEste dia foi celebrado na Escola Básica de Agra Maio, em Vermoim, com um
evento que destacou o poder da leitura e da arte como pontes entre
gerações.
A iniciativa, promovida pela Biblioteca Escolar em
articulação com a professora titular da turma do 4º ano, culminou com a
emocionante apresentação da peça de teatro As Três Abóboras que integra a
obra Teatro às Três Pancadas de António Torrado, perante um público
muito especial: Clube Sénior + Proximidade da
Freguesia de Vermoim.
Nesta semana os alunos de Itália tiveram oportunidade de
participar em workshops de arte e pintura em articulação com o Clube das
Artes e de Robótica e Programação com Lego SPYKE, com o apoio dos
docentes do Laboratório de Educação Digital.
Tiveram também
oportunidade de interagir com os alunos do 1º ciclo da Escola Básica de
Gavião, que os receberam de forma muito calorosa, mas também e com
alunos do 2º ciclo da Escola D. Maria II (turmas 5G, 6º E e 6º F), tendo
participado em aulas de Educação Visual e Tecnológica e Educação Física
lecionadas pelos docentes Margarida Marques e Nuno Ferreira,
respetivamente.
No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a
atividade centrou-se na da Literacia Financeira, procurando sensibilizar
os alunos para a importância de adotar hábitos de poupança e de gestão
responsável do dinheiro desde cedo.
Contámos com a colaboração das
alunas Sara Araújo e Bruna Sá, do curso de Gestão da Universidade
Lusíada, que dinamizaram sessões dirigidas a turmas do 5.º e 6.º ano. As
apresentações foram interativas e permitiram aos alunos refletir sobre o
valor do dinheiro, o consumo consciente e as boas práticas financeiras
no dia a dia.
As sessões foram dinamizadas pela Professora Bibliotecária, Paula Meneses, tendo como objetivo sensibilizar os alunos para as potencialidades, mas também para as fragilidades e desafios da evolução da IA, tentando responder à pergunta “A IA também pode ser escritora?”
Ler maisNo sentido de fortalecer a integração dos novos docentes e
reforçar os laços de colaboração entre todos os agentes educativos, a
Equipa da Biblioteca Escolar Conde de Arnoso promoveu mais uma edição do
Projeto supra, desta feita dedicado ao ato de “AcoLhER”.
Durante o
intervalo mais alargado, a leitura foi o ponto de partida para o
“acolhimento”, numa apresentação Kamishibai, com algumas frases
adaptadas dos livros “Caderno de encargos sentimentais” e “Máquina de
escrever sentimentos”, de Inês Meneses, acompanhadas de ilustrações
feitas por elementos da Equipa e docentes colaboradores da Biblioteca.
A Maleta Pedagógica do programa de Educação Patrimonial do Município de Vila Nova de Famalicão visitou os alunos do 2.°ano do Colégio para uma atividade de exploração da importância dos caminhos de ferro na cultura e sociedade local. O entusiasmo continuou em contexto sala de aula com outras atividades inerentes ao tema
Ler maisEstes jovens timorenses irão frequentar Cursos Profissionais na Didáxis, integrando-se num ambiente de aprendizagem dinâmico, inovador e multicultural, que promove não apenas a excelência académica, mas também o desenvolvimento pessoal e a cidadania global.
Ler mais A cerimónia distinguiu os alunos que mais se destacaram no ano
letivo anterior, num ambiente de celebração, orgulho e reconhecimento.
Durante
a gala, foram entregues os diplomas de Conclusão de Ciclo e de Curso,
bem como prémios aos alunos que integraram o Quadro de Excelência,
Projetos de Excelência e Mérito e Distinção, valorizando não só os
resultados académicos, mas também o empenho, o espírito de iniciativa e o
envolvimento em projetos educativos relevantes.