Entre os dias 14 junho e 25 de julho, o Centro de Recursos Educativos foi palco de momentos inesquecíveis durante as Férias Inclusivas promovidas pelo Município de Vila Nova de Famalicão.
Ler maisAlunos da Bulgária, em mobilidade ERASMUS+, e os nossos estudantes partilharam curiosidades, experiências e esclareceram dúvidas. Mais do que uma simples sessão, foi um verdadeiro encontro de culturas, onde se criaram laços e se abriram horizontes. São estes momentos que tornam o percurso escolar ainda mais marcante e inesquecível!
Ler maisA sessão de abertura contou com a participação do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo, do Presidente da ANESPO e diretor da CIOR, Amadeu Dinis, do Presidente do Município de Ourém, Luís Miguel Albuquerque e do diretor da INSIGNARE, Pedro Major, bem com responsáveis e representantes de diferentes organismos governamentais ligados ao ecossistema da educação e ensino profissional.
Ler maisA empresa Leica, sediada em Lousado, e com a qual a Forave estabeleceu um protocolo de cooperação em 2024, dinamizou uma sessão de apresentação aos alunos dos primeiros anos dos cursos de Mecatrónica e de Eletrónica, Automação e Comando, no dia 26 de junho. Esta cooperação visa estreitar a ligação entre alunos e o setor industrial, abrindo portas a estágios, visitas técnicas e futuros projetos colaborativos.
A sessão foi dinamizada por Ana Azevedo, Recursos Humanos, e José Nunes, Departamento de Montagem. Os alunos puderam conhecer a história da empresa desde a sua fundação, na Alemanha, por Ernst Leitz, e os vários processos envolvidos nas áreas de produção - mecânica, ótica e montagem.
Em 2025, os cursos de Gestão, Mecatrónica, Manutenção Industrial, Eletrónica, Automação e Comando, e Transformação de Polímeros apresentaram projetos diversificados, tecnicamente exigentes e com impacto direto na resolução de problemas reais.
Com uma forte articulação com a indústria e uma metodologia
baseada em projetos (PBL – Problem Based Learning), a FORAVE garante aos
seus alunos saídas profissionais e académicas de sucesso. Esta
metodologia destaca-se na Prova de Aptidão Profissional (PAP), em que os
alunos aplicam conhecimentos em projetos reais, desenvolvendo
pensamento crítico, resiliência e espírito de equipa — competências
essenciais para o sucesso no Ensino Superior, sobretudo nas engenharias.
Nos
últimos cinco anos, verificou-se um crescimento significativo no número
de alunos da FORAVE a prosseguir estudos. Entre os 83 que optaram por
essa via, 20 ingressaram em licenciaturas, 43 em CTeSP e alguns já
frequentam Mestrados, em instituições como o ISEP, FEUP e IPCA. Este
percurso comprova a qualidade da formação da FORAVE, que prepara os
alunos para desafios técnicos e académicos com uma clara vantagem
competitiva face a colegas oriundos de percursos mais teóricos.
No passado dia 11 de junho, o Núcleo de Estágio da Universidade da Maia organizou o seminário “Do Sedentarismo ao Movimento: A Importância da Atividade Física na Saúde Cardiovascular e Mental em Jovens”.
Durante a sessão, foram abordados temas centrais como o impacto do sedentarismo nos jovens, a dependência dos ecrãs, a importância da atividade física regular e os seus benefícios tanto na saúde cardiovascular como na saúde mental.
A aluna Leonor Silva, do 11.º ano do Colégio, participou na 5.ª Edição do Concurso Nutrição Pessoa, dinamizado pela Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa.
A sua dedicação foi reconhecida. A aluna participou na Final do Concurso, tendo obtido o 2.º lugar.
A Equipa RFExplorers, da Didáxis, representada pelos alunos Clara Carneiro, David Santos, Joana Costa, Manuel Gomes, Pedro Pereira e pelo Prof. Luís Ferreira traz-nos o projeto “WS on the Air”. Com este projeto e equipa pretendem explorar o funcionamento, utilidade e segurança das RF através da criação de uma estação meteorológica autónoma, capaz de recolher e transmitir dados ambientais em tempo real.
Ler maisA viagem levou os participantes a alguns dos destinos mais emblemáticos de França: o Futuroscope, onde a tecnologia e a imaginação encantaram alunos e professores; o deslumbrante Mont Saint-Michel, património mundial da UNESCO, que impressionou com a sua beleza singular e riqueza histórica; o Castelo de Versailles e os seus jardins; e, claro, a cidade de Paris, onde não faltaram momentos de descoberta junto aos monumentos mais icónicos como a Torre Eiffel, o Sacré-Cœur, o Arco do Triunfo, o Louvre, a Ópera, a Madeleine ou ainda o passeio no Bateau-Mouche ao longo do rio Sena.
Ler maisNo dia 20 de junho, os alunos finalistas do 4.º ano do 1.º Ciclo de Gondifelos viveram um dia muito especial, com uma visita às Piscinas Municipais. Esta atividade teve como principal objetivo celebrar o final de uma etapa importante no seu percurso escolar e assinalar a transição para um novo ciclo repleto de desafios e aprendizagens.
Ler maisNum final de tarde marcado pela alegria, a Escola de Gondifelos celebrou a festa de final de ano letivo, com destaque para os alunos finalistas do 1.º ciclo. A cerimónia contou com a presença de professores, famílias, alunos e amigos, que se reuniram para assinalar o encerramento de mais uma etapa no percurso escolar dos mais pequenos.
Ler mais